x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 5.080

Folha Contimatic Problemas

Lulenunes

Lulenunes

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 11:17

Caros amigos, bom dia.

Apelo para ajuda de vocês, pois creio que grande parte dos usuários utilizam o Sistema Contmatic. Trabalhamos com um escritório de contabilidade que elabora nossa folha com este sistema, e tem me ocorrido alguns problemas, que são:

- DSR Extra
Notei com os cálculos de dsr extra na folha nunca batem, ou seja, não conseguimos chegar a base de cálculo, após comunicar a contabilidade, ela ajustou, porém, agora somente calcula pelo divisor 25/5, quando questionei, até porque para esta folha o divisor deveria ser 26/5, eles me responderam que o sistema não pode usar este divisor pois daria problemas inclusive na DIRF já que todos nossos colaboradores são mensalistas. O que por sinal achei estranho, mas...

Já trabalhei com várias folhas (RM, Microsiga, Ipifolha, Folli Sistemas, ADP, DataSul) e todas calculavam normalmente, bastava ajustar os parâmetros, na Contmatic realmente é assim? somente calcula para mensalista o dsr extra com base 25/5?

- Rescisões complementares
Esta foi mais estranho ainda, pois me alegaram que a folha somente trabalha com ativos e não aceita o lançamento de rescisão complementar. Acho impossível, porém, como não sou cliente da Contmatic não consigo me informar com eles. Tudo bem, sei que alguns sistemas emitem folhas complementares para estas rescisões, mas para isso é necessário possuir o número do processo de homologação fornecido pelo sindicato? e quando for menos de um ano, não existe folha complementar? Esta foi mais nova ainda para mim.

- Evento de atestado médico
Este caso seria somente tirar dúvida mesmo, pois pode ser que o sistema não permita. Necessito gerar um evento para atestado médico, ou seja, este evento serviria para que eu possa fazer um levantamento de custos (absenteísmo), sendo que pela folha facilitaria muito.
Já utilizei, e muito, em outras folhas, pois a parametrização do evento é bem simples. Na Contmatic não tem mesmo como fazer?

Estes são apenas alguns problemas, pois escuto cada uma que dá a impressão que a folha Contmatic é muito ruim, o que sinceramente não acredito.

grato a todos.

Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 11:25

Luiz Alexandre Nunes bom dia!

Bom, vamos em partes rs

Com relação ao DSR, penso que eles precisam cadastrar o calendário da cidade. O cálculo não vai bater se o calendário no programa estiver errado, a Contmatic só considera os feriados nacionais. O programa calcula o DSR corretamente, de acordo com o número de domingos/ feriados e dias úteis. Sempre confiro.

O programa faz o cálculo de folha complementar, rescisão e férias complementares normalmente. Evento deles são são automáticos, eventos do usuário precisam ser ajustados. O programa integra a rescisão normalmente para gerar a SEFIP código 650. Eu particularmente não espero sair o protocolo do sindicato, pois demora muito. Fomos orientados de que podemos utilizar um número para referência, ou seja, um número que identifique a Convenção Coletiva, não necessariamente o número de registro do MTE. Se for aguardar, a empresa pagará tudo em atraso pois o sindicato demora um século pra protocolar.

Já evento de atestado médico eu desconheço, pois quem tem atestado médico não lanço nada. Mas se for adequar pra empresa, eles precisam ligar no suporte da Contmatic e se informar a respeito da criação de um evento.

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
Lulenunes

Lulenunes

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 13:05

Caras amigas, muito obrigado pelo breve retorno.

Vânia eu tentei, porém, por não ser o cliente direto não quiseram me fornecer informações.

Viviane, esclareceu minhas dúvidas, a conclusão já era o que esperava, ou seja, o pessoal da contabilidade não sabe operar o sistema e também não se qualifica para isto e lógico, também falta um pouco de boa vontade para correr atrás das informações.

Só para se ter uma ideia, estas rescisões eram para terem sido pagas em Setembro/2015, as paguei em novembro e até hoje não foram lançadas em folha e nem recolhido a GRRF complementar, para evitar uma possível apropriação indébita (INSS descontado e não repassado) acabei por recolher diretamente sem folha mesmo.

Quanto ao DSR, já que não conseguem fazer pelo sistema, solicitei que calculassem na mão mesmo.

Mai uma vez agradeço a ambas pelo retorno.





Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 13:11

Luiz Alexandre Nunes

Pode ser que realmente estejam aguardando o registro da CCT no MTE, para transmitirem a SEFIP. ..como disse pra você.

Antigamente não era possível fazer folha complementar, e na verdade, pelo trabalho que dá, é preferível fazer recibo e calcular as diferenças direto no holerite. Mas o certo é a SEFIP 650, estou fazendo desde ano passado, até agora o número do identificação da CCT não deu problema.

Já o DSR, estava lendo sua pergunta melhor, se eles estão considerando o mês sempre com 30 dias está correto, para mensalista. O que não pode é considerar sempre igual, pois varia o número de domingos e feriados. Mas fazer o cálculo a mão e lançar na folha talvez seja a solução mais rápida.

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
Lulenunes

Lulenunes

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 19:26

Oi Viviane, boa noite.

Realmente, a verdade seja dita (rs), quanto ao dsr 25/5 (neste mês) estão corretos, neste caso retiro o que disse o erro foi meu, inclusive já os comuniquei a respeito.

Após pesquisar na internet, achei o manual da folha contmatic para download, baixei e vou começar a ler. Quanto a estar aguardando o registro da CCT, não pode ser, de acordo com o sindicato este registro já está disponível desde setembro do ano passado.

Mas, vamos lá, continuamos tentando (rss)

Mais uma vez, muito obrigado pelo sua atenção.

Adriana Oliveira

Adriana Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 17:44

Sr Luiz Alexandre

Meu nome é Adriana Ferreira, sou gestora na Contmatic. Em nome da Contmatic, me coloco a inteira disposição para esclarecer as dúvidas que por ventura possam estar ocorrendo, mesmo o Sr não sendo cliente direto. Meu email é @Oculto, fone Oculto.
A disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.