x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.709

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 09:34

Bom dia amigo.

Primeiramente, seja bem vindo ao Fórum, esta sala foi criada especialmente para que os acadêmicos possam trocar idéias entre si e quando necessário, solicitarem ajudar daqueles que freqüentam o fórum. Existe muito bom Fórum de Contabilidade espalhados pela internet, nós somos apenas mais um, mas temos condições de uso é uma delas é o uso de nome próprios e verdadeiros, portanto aconselhamos conhecer nossas Regras e trocar seu nome de usuário atual pelo seu nome verdadeiro, por motivos óbvios, não sinto muito a vontade me dirigindo a alguém que se chama Ciências Contábeis.

Isto, posto vamos ao seu questionamento. Como nosso amigo Wilson Fernando mencionou, sua pergunta está um tanto quanto sem sentido, mas pelo que entendi você está se referindo as alterações recentemente promovidas pela Lei. 11.638/07, vamos lá então.


As antigas Reservas de Avaliação, tanto as Ativas como as Passivas, são agora com advento da Lei 11.638 de 28 de Dezembro de 2007, contabilizadas no Patrimônio Liquido sob o título de Ajuste de Avaliação Patrimonial, em obediência ao regime de competência aguardando sua posteriormente e efetiva realização, quando na ocasião serão lançadas na Receita ou Despesas, conforme o caso.
É bom lembrar que as contas do ativo e do Passivo, continuam a ser registradas pelo seu valor histórico de entrada, mas sempre que ocorrer mudança no valor de mercado, tornando-se superior ou inferior ao valor original, este deverá ser atualizado, utilizando como contrapartida a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial, podendo, possuir saldo credor ou devedor, sendo devedor será retificadora do Patrimônio Liquido.

Este é o meu entendimento sobre o assunto, salvo melhor juízo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.