x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.998

Funcionário sem receber o PIS por causa de informação duplic

Glerysson Verissimo

Glerysson Verissimo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 09:58

Bom dia,

Um funcionário foi contratado pela MATRIZ no dia 03/10/2014 e foi transferido para a FILIAL no dia 04/10/2014 (Um dia depois). Sendo que essa transferência não foi realizada de forma correta no sistema. Com isso, o funcionário acabou sendo informado nas RAIS das 2 empresas. Ele foi informado com vínculo na MATRIZ nos meses 10, 11 e 12, constando seus salários normalmente; e também foi informado na RAIS da FILIAL constando seus salários dos meses 10, 11 e 12.

Aconteceu que o funcionário não conseguiu receber o PIS, pois na CAIXA constava que o mesmo tinha vínculo com 2 empresas e estes superaram o valor de 2 salários mínimos.

Tentei consertar excluindo o funcionário da RAIS da MATRIZ e fazendo outra RAIS no GDRAIS GENÉRICO tendo o funcionário com a remuneração ZERADA nos 3 meses, mas mesmo assim, na CAIXA ainda consta que ele tem os 2 vínculos.

Acredito que o que eu deveria ter feito era fazer uma RAIS RETIFICADORA do Ano-base 2014, apenas com este funcionário e com as informações corretas. E agora? O que devo fazer? Tentei excluir a RAIS que fiz no GDRAIS Genérico, mas não consegui. Diz que esse tipo de RAIS não pode ser excluída.

De fato não tenho ideia do que eu possa fazer. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.
Espero que eu tenha sido claro em meu questionamento.

Abraços.

Raquel Queiroz

Raquel Queiroz

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 10:16

Você deve enviar uma RAIS retificadora excluindo o funcionário do CNPJ da matriz, conforme demonstra na pág. 13 item 10.2 do manual de orientações da RAIS.

"b.1) Excluir o PIS/PASEP do(s) empregado(s) enviado(s) com erro,
utilizando o menu “Declaração já Entregue” e, em seguida, a opção
“Exclusão de Vínculos ano-base 2015”, disponível no endereço
http://www.rais.gov.br, preencher todos os dados solicitados no
formulário, inclusive, o número do CPF do responsável pela
declaração e clicar na opção “Enviar”.

Trabalhando com amor, o nosso esforço é recompensado.
Glerysson Verissimo

Glerysson Verissimo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 10:49

Raquel, o ano-base é 2014 e eu já tentei fazer isso, conforme falei acima: "Tentei excluir a RAIS que fiz no GDRAIS Genérico, mas não consegui. Diz que esse tipo de RAIS não pode ser excluída."

Eu já fiz isso que vc falou: "Tentei consertar excluindo o funcionário da RAIS da MATRIZ e fazendo outra RAIS no GDRAIS GENÉRICO tendo o funcionário com a remuneração ZERADA nos 3 meses, mas mesmo assim, na CAIXA ainda consta que ele tem os 2 vínculos."

Eu queria saber como excluir a RAIS RETIFICADORA que eu fiz. Pois eu acho que só assim eu conseguiria consertar.

Raquel Queiroz

Raquel Queiroz

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 11:04

Para excluir a RAIS informe o CREA da retificadora, e faça conforme o manual pag. 13:

"10.2 Exclusão da RAIS ano-base 2014 – detectando-se erros na declaração
enviada, referente aos campos CNPJ/CEI, CEI Vinculado, PIS/PASEP, data
de admissão, data de desligamento e CBO, o(a) estabelecimento/entidade
deverá adotar os seguintes procedimentos:

a.1) excluir a declaração incorreta do estabelecimento, utilizando a opção
“Exclusão” no menu lateral e, em seguida, a opção “Exclusão de
Estabelecimento”, disponíveis nos endereços
(http://portal.mte.gov.br/rais ou http://www.rais.gov.br),
preencher todos os dados solicitados no formulário, inclusive, o
número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção
“Enviar”.

Trabalhando com amor, o nosso esforço é recompensado.
Nayara Catarino

Nayara Catarino

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 14:35

Boa tarde, um ex colaborador este ano ao declarar a RAIS 2015, fez algumas negativas, sendo que no inicio de 2015 tiveram funcionários, identificado o erro, estou efetuando a retificação, porém ao entregar a retificadora da um erro de CREA INVALIDO, já pesquisei em vários lugares e não acho nenhuma informação deste erro, alguém passou por isso?? Alguém consegue me ajudar a elucidar este problema, lembrando que já tentei duas empresas diferentes e inclusive entregar com certificado digital e o erro persiste.

Grata pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.