x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 2

acessos 411

Retificação RAIS 2014

Ana Cristina dos Santos Rodrigues

Ana Cristina dos Santos Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 16:04

Prezados, Boa Tarde!

Necessito de uma orientação quanto a Retificação da RAIS 2014.

Um ex-funcionário da empresa em que trabalho tem um homônimo em outra empresa (em outro estado, que nada tem haver com a nossa empresa), o que fez com que a Caixa Econômica unificasse os dados de ambos em um único PIS, e liberasse o Abono do Salarial somente para um deles (no caso, ao que trabalhava conosco).

Dessa forma, recebemos uma ligação do Ministério do Trabalho, solicitando que nós enviássemos uma nova RAIS de 2014, excluindo a enviada na época, para que a Caixa "Desvincule os dois trabalhadores" e, por consequência, que o trabalhador do Espírito Santo receba o Abono do PIS.

Minha dúvida é: considerando que todos os dados do nosso ex-funcionário estão corretos na RAIS 2014, se excluirmos a RAIS e enviarmos outra somente do funcionário em questão, incidirá multa?

Questiono pois não há dados incorretos para retificar na RAIS, na verdade, o MTE solicitou que fizéssemos isso para confirmar as informações enviadas anteriormente. Assim sendo, entendo que a empresa não deverá arcar com uma multa resultante de um problema alheio a ela, mas tenho dúvidas se, ainda assim, não será cobrada essa multa por entrega/retificação fora do prazo.

Desde já, obrigada!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 17:38

Ana Cristina dos Santos Rodrigues

A multa é cobrada em virtude de fiscalização, não é automático, então sugiro que arquive os documentos da RAIS enviada dentro do prazo e faça o que foi solicitado para acertar.

Não tem como conseguir essa solicitação do MTE por email ou algum documento oficial? Tente ir na Agência, quem sabe lá te dão algum documento.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 18:15

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quinta-Feira, 7 de abril de 2016 às 16:04:02, com o assunto: Retificação RAIS 2014 já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=RAIS+2014" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.