x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 76

acessos 59.259

Tema de Monografia

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 11:11

George Martins,


Um tema que "está na moda" é as alterações trazidas pela Lei 11.638 e MP 449.

Além de ser um tema super atual, te dá condições de estar sempre atualizado nestas alterações.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 abril 2009 | 09:02

Caros colegas de profissão,

seja qual for o assunto e, de preferência, que seja da área de contabilidade/finanças/administração, recomendo que o tema abordado seja escolhido conforme a vontade de cada um. Esclarecendo: escolha por exemplo, um tema que envolva um assunto cujo qual você queira se especializar, ou tem facilidade para desenvolver. Se são os impostos, crie um sobre tributação; se é finanças públicas, idem; e assim por diante. O tema da monografia lhe ajudará muito profissionalmente, e vai lhe forçar a se aprofundar no assunto. Por isso recomendo que seja feito desta forma.

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 13:49

Curso MBA em controladoria, já no final e preciso começar a fazer o TCC, que não será uma monografia e sim um artigo, tenho que fazer um artigo de no minimo 9 paginas. Estou pensando em fazer sobre Planejamento Tributário, mas estou meio perdida, pois e um assunto muito amplo, gostaria da ajuda de vcs. Falando neste assunto, o que devo focar mais, na reforma?? na diferença em um lucro presumido/real e simples nacional? ? pis/cofins??? O que acham?? são tantas coisas que tenho medo de falar de uma coisa que seria menos importante e deixar o que deveria ser mais importante.que tema abordar dentro do planejamento triutario, quais as prioridades???
Se tiverem algum material por favor enviem no meu email que esta no meu perfil.

agradeço muitissimo pela ajuda
tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 14:13

Bem, Tita.

Como seu artigo é pequeno, próximo à grandeza que o assunto Tributação abrange, eu recomendo que você aborde esses 3 principais regimes sim, pois, qualquer Administrador, Contador, Economista ou empresário, precisa conhecê-los para trabalhar de forma economicamente legal em suas atividades.
Que tal um tema parecido com este: A importância do planejamento da escolha do Regime Tributário?

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 15:57

Olá Tita,
aproveitando a recomendação do Ricardo, para exemplificar os 3 regimes seria legal vc ou criar uma empresa ou pesquisar uma que lhe forneça dados, sem necessariamente divulgar nome para que vc faça um comparativo entre os 3 regimes e assim analisar se o regime que a empresa está enquadrado é de fato o melhor. Meu TCC fiz sobre planejamento tributário e fiz desta forma. Como consegui dados com uma empresa, apresentei o regime que a empresa está enquadrada e posteriomente calculei os impostos nos outros dois regimes e aí pude demonstrar como se obtém economia com impostos quando a empresa faz um planejamento tributário.

abçs

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 22:25

Um ramo de atividade interessante para você Tita, complementando ainda mais o assunto com a idéia do Enides, seria o de Transportes. Agora, é possível que as transportadoras se enquadrem no Simples Nacional. Com isto, o ICMS, maior inimigo dos fretes, diminui exorbitantemente, melhorando a lucratividade das mesmas.
Como os custos das empresas de transportes, giram, em média, em 78%, muitos empresários são induzidos, muitas vezes, erroneamente, ao Lucro Real.

Fica aqui outra dica:
Que tal você realizar um estudo tributário neste âmbito?
Simule faturamentos sempre observando os limites dos regimes e demonstre qual deles é o recomendado para se economizar nos impostos.

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 20:54

Obrigada, Ricardo/Enides...
Adorei as ideias dadas, só de ler os comentários já abriu bem a minha mente, e usarei as dicas de vcs.
Agradeço novamente a ajuda que será de grande valia.
valeu!!!
Bjos
Tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Franceli

Franceli

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sábado | 29 agosto 2009 | 18:58

Enides, boa noite!
Também estou fazendo minha monografia sobre planejamento tributário. Mas estou bem perdida e meu orientador não está me ajudando muito. Se possível gostaria de algumas dicas.
Já fiz a explicação sobre os três regimes de tributação. Mas só falei sobre aliquotas do IRPJ e CSLL, não inclui as alíquotas do Pis/Cofins/ ICMS. ...Onde você me indica inserir essas explicações? Fazer um capítulo só para isso, ou em cada parte que expliquei sobre o regime de tributação aproveitar e inserir essas informações?

Outra pergunta, estou com muita dificuldade para conseguir livros sobre o assunto, você tem algum para me indicar?

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2009 | 09:25

Bom dia Franceli.
Peço-lhe que leia os tópicos respondidos acima, onde constam algumas dicas. Caso ainda reste dúvidas, pergunte especificamente.
Sobre as alíquotas, você deve inserir em cada regime, pois, cada um deles detém alíquotas ou base de cálculo diferenciadas.

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2009 | 23:14

Então Franceli, pra você que é da área contábil, é muito interessante se especializar na área tributária, pois são centenas de leis e um número pequeno de pessoas que se interessam.
Há tempo vem sendo o diferencial rentável para contadores e advogados com especialização em contabilidade.
O bom de se fazer uma monografia em sua área que você sai da especialização praticamente com o passe para uma boa posição no mercado.

Qualquer dúvida, fique a vontade para questionar.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Franceli

Franceli

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 setembro 2009 | 19:08

Então Ricardo... Eu estou no último período do Curso de Administração. Mas trabalho e gosto de contabilidade. Então resolvi unir as duas coisas. Planejamento (administração) Tributário (contábil), pois a economia de impostos no cenário em que vivemos, é muito importante e impacta positivamente nas finanças da empresa...Isso é o que quero mostrar na minha monografia.

Acho que vai ficar um bom trabalho...

Obrigada pelas dicas!

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 11:05

Bom dia!

Respondendo a pergunta do George Martins, como você mesmo disse:

Prezados, gostaria de saber qual e um bom tema para uma monografia de Ciências Contábeis?
Algo que posso desenvolver bem desde graduação até o mestrado.


Tema bom quem faz é o pesquisador, desde que você saiba o problema, tenha seus objetivos delineados, e principalmente a justificativa para começar.

Eu o aconselharia a escolher um tema que você se sinta liberto para descrever, ou que você já tenha trabalhado em sua experiência profissional, isso ajuda muito, pois assuntos atuais, além de não ter referêncial teórico a contento, poderás se vislumbrar com a pesquisa e deixar de pensar crítico sobre a sua pesquisa, o que levaria sua pesquisa ficar sem qualidade, e levar a nenhuma conclusão de fato.

E veja também que você está fazendo um TCC de monografia de graduação eu creio, o que na prática é somente um recorte sobre nova leitura da pesquisa em fontes que outros já pesquisaram.

Espero ter contribuido.

Boa sorte,

Dúvidas, pode voltar aqui.

Vanderlan - Contabilista
Manaus - AM

Editado por Vanderlan Pimenta Falcao em 2 de setembro de 2009 às 11:07:02

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 14:52

Franceli, boa tarde. Me desculpe somente hoje estou lendo sua msg. Se preferir, envie um email para: @Oculto que lhe enviarei algumas dicas.

abçs

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Denise Anger Vasques

Denise Anger Vasques

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 15:14

Olá
Eu e minha colega estamos procurando um tema para o TCC
quero me especializar na área tributária
pensei no tema "Planejamento Tributário"
minha colega irá fazer sobre "Lucro Real e Presumido"
caso eu escolha o tema de planejamento tambem irei falar de lucro real e presumido, mas n gostaria que meu trabalho ficasse igual ou parecido
Qual seria um tema interessante nesta área?

Desde ja agradeço
Denise Vasques

Franceli

Franceli

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 15:28

Olá Denise!
Então eu fiz sobre a importância do Planejamento Tributário visando mostrar como essa ferramenta pode reduzir a carga tributária das empresas.
Como me formei em ADM, primeiramente dei um enfoque na funções do administrador, e como planejamento é uma delas, falei sobre Planejamento Tributário. Posteriormente fiz um resumo sobre Real Presumido e Simples e apresentei a empresa que estava estudando e em seguida, cálculos com valores reais que a empresa me forneceu para demonstrar a economia que o Planejamento Tributário pode gerar. Meu trabalho ficou bom, aprendi muito fazendo e tirei 10.

Só que foi bem trabalhoso, dediquei quase todos os domingos do ano fazendo ele. Mas valeu a pena.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 08:41

Então Denise, é muito interessante se especializar na área tributária, pois são centenas de leis e um número pequeno de pessoas que se interessam.
Há tempo vem sendo o diferencial rentável para contadores e advogados com especialização em contabilidade.
O bom de se fazer uma monografia em sua área que você sai da especialização praticamente com o passe para uma boa posição no mercado.

Eu faço monografias, caso não tenha tempo ou não queira fazer, ou conheça alguém com estas características. Dou suporte na escolha do tema ou pego o tema desejado e faço o trabalho.

Orçamentos e maiores dúvidas, é só demonstrar o intertesse.

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
marcos

Marcos

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 19:20

Meus caros, tb estou em apuros, nao em relação ao tema da minha mono, mas, como estruturar meu projeto. Gostaria de escrever sobre o intangivel "marca empresarial", seu valor economico e sua importancia para a tomada de decisao. mas, nao consigo elaborar o problema, o objetivo geral e os objetivos especificos, agradeceria muito qualquer ajuda.


Damien

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 14 março 2010 | 23:34

Mery, por esta sua questão, acho que seu trabalho vai ficar muito pequeno, pois, qual o planejamento o empresário deve fazer para optar?
Basta ser microempresa, não ter participação em outra empresa que fature mais de 2.400.000,00 ou que não tenha como atividade as que são impeditivas.
Aconselho você, já que se interessou por esta área, a fazer um trabalho sobre planejamento tributário estudando os 3 regimes mais utilizados: Simples, Lucro Presumido e Lucro Real - Diferenças e melhor opção.. por exemplo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Mery Helen Leite Magalhães

Mery Helen Leite Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 16 março 2010 | 21:46

olá
Pessoal obrigada pela sugestão. Realmente fui pesquisar melhor e acredito que não ficaria um bom trabalho, já que a própria Lei é bem específica e clara.
Porém não querendo sair da área tributária pensei em conciliar essa área com a responsabilidade social. Andei pesquisando sobre o que as empresas ganham
de dedução de impostos das esferas Federal, estadual e municipal quando dão incentivo a cultura. Vi que existem Leis para isso, e as empresas além de economizar com IR, ICMS e ISS ainda estão contribuindo para o desenvolvimento cultural e cumprindo com sua responsabilidade social.
Preciso de uma opinião se devo prosseguir com a pesquisa.

Obrigada e uma boa semana a todos!

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 00:37

Bem Mery, se você quer falar sobre dedução de impostos, estará escrevendo, especificamente, sobre o regime de Lucro Real, o único que permite tais deduções e recuperações.
Então, há um caminho longo para você percorrer. O assunto é muito extenso meeeeesmo.. Há vários tópicos para abordar: vantagens, desvantagens, viabilidade, aproveitamento de créditos, aproveitamento impróprio de despesas, comparação com os demais regimes, que está obrigado a optar, quem não está obrigado, deduções permitidas e não, apuração de impostos, e diversos outros assuntos pertinentes.

Boa sorte nos estudos!

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.