Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 76

acessos 59.260

Tema de Monografia

LAIS MOLON

Lais Molon

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 12:04

Olá,

Pessoal, no próximo semestre vou fazer minha monografia, a princípio ja havia escolhido o tema, porém o orientador do meu curso, diz que não é tema e sim um exercício para se fazer em aula.

Segue tema que gostaria de fazer: lucro real ou lucro presumido para a empresa....(vou fazer nas demonstrações contábeis de uma determinada empresa é uma transportadora)

O que vcs acham é um bom tema?
Se eu não fizer este estou buscando ajuda, gostaria de fazer algo voltado para contabilidade que é a área que atuo. Se alguém tiver sujestões agradeço.


Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Lais Molon: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 10 julho 2010 | 15:03

Lais, Maria,

em contabilidade há diversos assuntos para se pesquisar e, planejamento tributário e custos, considero como os melhores, também, os mais complexos.. rs..

Sou orientador de 5 alunos do curso de Administração de Empresas, e eles sempre preferem falar desses assuntos, apesar do curso não abordar tanto.

Escrevi um livro que aborda diversos assuntos base para dissertar monografias, sobre várias áreas empresariais. Se tiverem interesse acesse Livro Indicado para Temas

Mas, se quiserem contratar alguém para fazer o trabalho, seguem meus dados:

Vídeo Apresentação

Oculto738" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Meu Curriculum Plataforma Lattes

Faço trabalhos nas diversas áres de formação, exceto Medicina, Engenharia e algumas áreas que não tenho ligação.

Qualquer dúvida, fiquem à vontade para enviar e-mail.

Abraços..


Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
MARINES SANTOS

Marines Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 08:22

Bom dia Djones D. T. Santos e Ricardo A. B. Teotonio,
estou lendo e bastante em duvida a respeito do meu tema do TCC,
gostaria e meidentifico com tributário, relacionado a LR e LP, mas meus prof. disseram que é um assunto muito batido e que deveria encontrar algo novo,
intão estou meio perdida, penso em ST, ou Balanço social,
se tiverem alguuma sugestão, ou se puderem m mandar alguma material, ficaria bem grata.
abç e tenham um otimo dia.

Mari

Tudo posso naquele que me fortalece!!!!
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 08:48

Marinês, discordo que é um assunto batido.

Na verdade é um assunto ilimitado, pois legislação muda o tempo todo.
É, também, um assunto pouco falado, e pouco conhecido pela maioria.
De algo novo, neste caso, você poderia falar de Evasão e Elisão Fiscal. Seu professor não vai falar que é "batido".

Evasão fiscal é o fato de as pessoas ficarem quase que, totalmente, isentas de impostos, por meio de práticas ilícitas.
Já Elisão Fiscal, é o mesmo, porém com práticas legais.

É um ótimo tema e considero como "algo novo".

Planejamento tributário é algo que sempre deve estar sendo feito nas empresas, e não entendo o porque essa consideração de "batido" que seu professor fez.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
MARINES SANTOS

Marines Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 09:35

Pois é Ricardo, eu gosto tanto do tema que não consio me animar com outro, e assim, eles dizem que até posso faze, mas desde que eu pesquise e prove algo realmente cientifico,
vc tem alguma sugestão de titulo ligado a LR, LP, PIS, Cofins e IRPJ e claro csll. ?

MAri

Tudo posso naquele que me fortalece!!!!
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 10:12

Material não tenho.
Você encontra centenas de pesquisas e artigos sobre tudo isto na internet.
Algo científico seria um estudo de caso de alguma empresa, por exemplo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 08:16

Ana Paula,

Um tema bom seria A Qualidade do Ensino em Ciências Contábeis.

Você poderia comparar o ensino atual com o que, realmente, é necessário para formar um bom profissional.

Envolveria a questão de tempo de curso, materiais didáticos, dentre outros fatores.



Espero ter contribuído.

Atenciosamente,

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
rubens oliveira

Rubens Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 12:23

Olá amigos, tambem vou fazer tcc, preciso de um tema, pensei em alguma coisa ligada as mudanças com a chegada do IFRS, alguém pode me dizer se já existe material para isso ? Alguma sugestão delimitada de tema ??? Obrigado a todos.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 setembro 2010 | 13:27

Laila,

apesar de ser um tema considerado "batido", ele é pouco praticado, principalmente, nas micro e pequenas empresas.

Mas se não desjar falar sobre planejamento tributário, fale sobre as mudanças que a contabilidade sofrerá por causa das normas internacionais, e seu impacto nas empresas.

É um tema pouco falado, pela falta de material e experiência prática.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
LAILA BRUNELLI DA SILVA COELHO

Laila Brunelli da Silva Coelho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2010 | 13:12

Ola Ricardo,

Obrigada pela sugestão, já pensei em outros temas também mas estou decidida a me dedicar a área tributária.

Caso vc encontre algum tema tributário diferente de planejamento eu gostaria que dividisse comigo também.

Obrigada!!!!

DAIANA CARLA MADEIRA DOS SANTOS

Daiana Carla Madeira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2010 | 17:33

Olá, minha monografia será sobre o seguinte tema:A importância do controle social na fiscalização dos gastos publicos um estudo de caso em uma prefeitura e não encontrei nenhum livro sobre esse assunto.Alguém poderia me sugerir algum?E em consideração ao tema o que acham?

LIBIO DO NASCIMENTO GALVAO

Libio do Nascimento Galvao

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 01:44

Escolhi o tema: Adequação das novas normas contábeis às pequenas e médias empresas. Alguém poderia sugerir bibliografia ou alguma sugestão sobre o tema, se ele está bom, se vai ser difícil??

Rafael Cardoso de Lima
Articulista

Rafael Cardoso de Lima

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 16:29

Colegas

Boa Tarde!

Estou preste a concluir minha pós-graduação de Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria, não tenho a minima idéia sobre o assunto do Artigo. Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado!

Contador, com especialização em Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria. Facebook.com/contabilidadeempauta - Twitter @contadorraffael  - Instagram.com/contabilidade_empauta
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 16:44

Rafael, boa tarde.
Primeiramente, a prainha de sta. terezinha é show de bola. rs.

Em relação ao seu trabalho, você deve pensar em um tema que lhe agrade, por exemplo: do que você mais gosta? Finanças, Contabilidade, Auditoria, Regimes Tributários?

Escolha uma área e bole um tema para que goste de fazer o trabalho e se especialize na área escolhida, pois, monografia é especialização em algum assunto.

Abraços.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Rafael Cardoso de Lima
Articulista

Rafael Cardoso de Lima

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 07:48

Ricardo

Conhece o terminal turistico de Santa Terezinha de Itaipu? Que legal... Pois é... estou completamente indeciso em relação ao assunto... mais de qualquer forma obrigado pela dica...

Contador, com especialização em Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria. Facebook.com/contabilidadeempauta - Twitter @contadorraffael  - Instagram.com/contabilidade_empauta
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 08:10

Conheço sim. Sempre que dá vou aí. Cheguei em Foz do Iguaçu em 1980 e saí em 94.

Bem, recomendo você a consultar algumas monografias na biblioteca de sua faculdade que, talvez, esclareça idéias em relação ao tema.

Abraço.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Rafael Cardoso de Lima
Articulista

Rafael Cardoso de Lima

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 14:38

Ricardo que legal... como esse mundo é pequeno mesmo né...

Obrigado pela dica!

Aos demais colegas caso queiram opinar ficarei grato.

Att.

Rafael C.

Contador, com especialização em Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria. Facebook.com/contabilidadeempauta - Twitter @contadorraffael  - Instagram.com/contabilidade_empauta
Thayane Triano Gomes

Thayane Triano Gomes

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 12:03

Bom dia pessoal,

Estou precisando de uma ajuda de vocês...estou no 6 período cursando ciências contábeis e estou procurando um tema para a minha monografia. Não sei ainda em qual aréa irei atuar na Contabilidade, mas gosto muito da área financeira e como faço estágio em uma empresa pública e é nesta aréa, estava pensando em fazer algo relacionado a isso. O que vocês acham, estou precisando de idéias. Quais são os temas legais que está relacionado a Contabilidade Financeira?

Att,

Thayane Triano

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 13:24

Thayane,

Na área financeira da contabilidade, existem diversos assuntos. Porém, acho que estão muito saturados já.
O que está "pegando" no momento é a conversão da contabilidade nos padrões internacionais e os CPCs.
Este sim, é um assunto complexo e recente, com pouco material de pesquisa, inclusive.

Tente abordar sobre isso. Os CPCs (cujo material tem 929 páginas no site do CPC Pronunciamentos Técnicos 2009).

Boa sorte!

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
ANA LÚCIA SOUSA MATOS

Ana Lúcia Sousa Matos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 01:06

Olá, colegas
Vou começar a fazer minha monografia, gosto do tema FUSÃO DE EMPRESAS, mas meu professor disse que está abrangente e que precisaria focar algum aspecto, ou seja preciso de um sub-tema. Alguém poderia me ajudar?
Desde já agradeço muitíssimo

Abçs

THIAGO RODRIGUES DE ARAUJO

Thiago Rodrigues de Araujo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 09:05

Bom dia a todos.

Estou querendo fazer o meu TCC sobre ISS pois trabalho com retenção de impostos, obrigação acessória, etc...
Alguém já fez algum TCC sobre o assunto?
É uma boa opção?

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.