x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.148

Ata para redução de capital social de uma LTDA

RAQUEL FARIAS

Raquel Farias

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 16:19

Boa tarde,

Estou realizando a redução de capital social de uma sociedade limitada com CAPITAL SOCIAL: R$ 2.000.000,00, entretanto somente R$ 99.990,00 é integralizado e o restante R$ 1.900.010,00 é o valor que será reduzido do capital. Resumindo: O capital será reduzido para a quantidade integralizada.

Ao ir na Junta Comercial, fui informada que para a redução ser feita, é necessário que antes seja registrada uma ata de redução de capital.
Nunca fiz nenhuma redução de capital, portanto não tenho nenhum modelo de ata para uma sociedade LIMITADA. Alguém poderia me dar uma luz? Posso fazer uma ata conforme as leis das S/A?

Grata desde já!!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Domingo | 17 abril 2016 | 14:30

Exatamente, pois naquilo que não tem regulamentação se aplica as LTDA, a Lei das S/A. Com as devidas adaptações do texto. Agora uma pergunta que me aguça a curiosidade, porque abriram a firma com um Capital tao expressivo, se so realizaram 5%, não houve um planejamento adequado, outro detalhe, como você e analista de contabilidade e provável que não conheça esta resposta, porem fique atenta também ao aspecto da legislação que proíbe a redução de Capital em determinadas situações, veja se esta firma não esta enquadrada nelas. Se não seu serviço vai por agua abaixo. Antes de fazer a ata, verifique os aspectos jurídicos tributários dessa situação apresentada.

Sds. Ribeiro

Quem dorme sonha, quem trabalha conquista. Vamos todos trabalhar. Placa num predio

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Andreia

Andreia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 09:13

Bom Dia,

Aproveitando o assunto gostaria de um modelo de alteração contratual para redução de capital por prejuízo.

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.