x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 9.533

alteração individual (tem como transferir para outro empresa

guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 10:33

bom dia
tenho uma firma individual e a vendi
queria transferir para o novo proprietário tem como ?
li alguns tópicos e não achei uma resposta concreta
sou de SP

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Sábado | 16 abril 2016 | 09:31

Informações prestadas incorretas Isa Carla de Faria .

Guilherme

Não é possivel transferir diretamente uma empresa individual para outra pessoa. É necessário uma série de processos intercalados para finalizar esta operação:

1) Tramitar processo de transformação em sociedade (alteração no requerimento de empresário) juntamente com a constituição da sociedade (constituição por meio de contrato social, nela constará o cidadão que irá assumir a empresa).

2) Tramitar processo de alteração realizando sua saida da sociedade e cedendo suas quotas para ele, o sócio restante ficará com 100% das quotas e uma sociedade unipessoal, ele terá 180 dias para arrumar outro sócio ou transformar ela em individual.

3) Tramitar processo de transformação de sociedade unipessoal (alterar contrato social) para empresário individual (constituir por meio de requerimento de empresário).

É trabalhoso e custoso esse tipo de processo.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
VITOR FERREIRA

Vitor Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 8 anos Sábado | 16 abril 2016 | 23:34

Philipe, Boa Noite !


É exatamente esse o processo que eu uso nesse caso... Quando vi a colega falando que era possível eté me surpreendi !

E Guilherme, espero que tenha entendido a tramitação do processo.


Atenciosamente,

Vitor Ferreira
Departamento Paralegal/Societário

(11) 95218-6694
[email protected]
SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 7 anos Sábado | 18 março 2017 | 10:12

Bom dia,

terei que fazer esse processo mais ainda tenho dúvidas achei um "manual" no site da JUCESP e até deu pra entender mais ou mais assim, vou transformar na Jucesp o empresário individual em sociedade simples, esse processo posso fazer pelo site da JUCESP e o contrato social terei que elaborar? outra coisa não entendi onde entro com os dados do sócio, são procedimentos diferentes?? para finalizar todo o processo quantas vezes terei que ir até a JUCESP? após tudo isso, tenho que fazer o DBE? ? na Sefaz preciso fazer alguma comunicação (em se tratando de comércio)?

Quanto mais ou menos é cobrado por esse serviço?

ALBERTO DOS SANTOS JUNIOR

Alberto dos Santos Junior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 22:52

Boa noite, colegas.
Gostaria de saber, se eu na condição de contador apenas com o registro do CRC e sem firma constituída, posso fazer todo esse processo de alteração de empresario individual junto a Junta comercial?
Uma pessoa me pediu para fazer mas não sei se a Junta ou a Receita durante o processo solicita a assinatura de uma organização contábil.

" Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir "
(Steve Jobs)


Alberto dos Santos Júnior
Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 11:28

Phillipe Gambôa bom dia!

Ja consultei alguns tópicos, mas ainda tenho duvidas. preciso transferir uma empresa individual para seu estado em Pernambuco na cidade de Caruaru, gostaria de saber os procedimentos ai no seu estado, para fazer essa alteração.

Desde já agradeço.

Att. Wilson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.