Contábeis o portal da profissão contábil

26
Feb 2017
11:53

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Negligencia Pro labore empresa individual

10respostas
513acessos

Joao Vitor Lobo

Usuário Novo

profissãoConsultor(a) Financeiro
mensagens4
pontos36
membro desde27/09/2011
cidadeCampo Largo - PR
Postada:Quinta-Feira, 14 de abril de 2016 às 23:58:51
Fui negligente com uma empresa do Simples ( Empresário individual), onde, não apurei o Pro Labore do empresário por desconhecimento da obrigatoriedade. Isto ocorreu durante 01 ano até constatar o erro. Como devo proceder p/ corrigir? Será necessário fazer o pro labore retroativos dos meses passados? Sera cobrado a multa da SEFIP, por exemplo, de todo o período em questão? Alguma outra solução mais barata?

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Letícia Amaro

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoAuxiliar Depto. Pessoal
mensagens418
pontos2.911
membro desde03/09/2015
cidadeSalto - SP
Postada:Sexta-Feira, 15 de abril de 2016 às 08:46:46
Bom dia.

Eu também já deixei de recolher o Pro Labore para uma empresa, mas foi por um período mais curto (5 meses) por falta de comunicação aqui no escritório que ninguém me falou nada dessa empresa, acredita? Enfim...
O que eu fiz foi começar a recolher a partir de quando eu tive conhecimento e não gerou nenhuma multa não.
Pode ser que aconteça, mas eu acho bem difícil.

Att.
Letícia.

2 pessoas aprovaram esta mensagem.

Estefania Drechsler

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens1.676
pontos9.642
membro desde09/09/2015
cidadeErechim - RS
Postada:Sexta-Feira, 15 de abril de 2016 às 09:49:50
Bom dia

Se a empresa teve movimento o correto é informar o pro labore de todos os meses retroativo gerando as sefips, pode haver multa por entrega em atraso, mas é pode haver , não temos como ter certeza disso...

Se a empresa não teve movimento é só enviar uma sefip sem movimento na primeira competência....

Josiane

Usuário 2 Estrelas de Prata

profissãoAuxiliar Recursos Humanos
mensagens694
pontos4.978
membro desde24/08/2015
cidadeJau - SP
Postada:Sexta-Feira, 15 de abril de 2016 às 16:05:53
Boa tarde João Vitor,

Eu tive uma empresa aqui que o sócio demorou a aceitar pagar pró-labore, porque ele era sócio em uma outra. Esse período eu deixei como tinha feito e a partir do mês em que ele autorizou, eu iniciei a retirada e não tive problemas.

Att,

Kelly T. Medeiros

Usuário Novo

profissão
mensagens11
pontos292
membro desde01/03/2010
cidadeJaguariuna - SP
Postada:Quarta-Feira, 16 de novembro de 2016 às 20:11:50
Caros, boa noite!

Aproveitando o tópico, gostaria de pedir uma orientação aos nobres colegas. A empresa individual onde o sócio é aposentado gostaria de não tirar pró-labore. Pergunto: é possível fazer esta opção sem correr o risco de ser atuado. A retirada que ele prevê se daria quando fosse apurado o lucro ao realizar um serviço.
Estefania Drechsler

mensagens1.676
pontos9.642
membro desde09/09/2015
cidadeErechim - RS
Postada:Quinta-Feira, 17 de novembro de 2016 às 09:17:54
Colegas

Quando em uma empresa não tem retirada de pro labore o que ocorre é o seguinte:

Instrução Normativa RFB 971/09 – Administra e fiscaliza a arrecadação previdenciária:

Art. 9º Deve contribuir obrigatoriamente na qualidade de contribuinte individual:

XII – desde que receba remuneração decorrente de trabalho na empresa

Quando o mesmo não retira pro- labore mensal, e recebe somente Lucros da empresa temos a seguinte situação:

Se o sócio desejar retirar o Lucro antecipado em um mês deverá haver a a apuração de Balancete e Demonstração do Resultado assinados pelo Contador e registrado no Livro Diário da empresa , toda a vez que ele desejar fazer essa retirada....

Agora se houver prejuízo na empresa tudo que foi sacado antecipadamente terá que ser tributado como remuneração.

Depois disso ainda temos :

a empresa em débito para com a Previdência Social não poderá distribuir lucros ou bonificações (Lei 8.212/91, artigo 52)

Entre outras situações que podem vir a ocorrer, ou seja se recomenda a retirada de pro labore mensal , pois seria um processo mais simples e evitaria assim fiscalizações e demais situações que podem ocorrer.
Kelly T. Medeiros

Usuário Novo

profissão
mensagens11
pontos292
membro desde01/03/2010
cidadeJaguariuna - SP
Postada:Quinta-Feira, 17 de novembro de 2016 às 20:16:15
Estefania, primeiramente muito obrigada pela sua resposta.

No caso do empresário por estar aposentando ele não gostaria de contribuir para o INSS. Ele abriu a empresa apenas para prestar serviço de consultoria quando necessário. Gostaria no mês que houvesse faturamento já apuraria o "lucro" e repassaria. O risco é ainda permanece perante a Previdência?

Desde já agradeço atenção.
Estefania Drechsler

mensagens1.676
pontos9.642
membro desde09/09/2015
cidadeErechim - RS
Postada:Sexta-Feira, 18 de novembro de 2016 às 08:21:14
Kelly T. Medeiros

Os riscos são os citados acima da empresa acabar fechando em prejuízo e tributar tudo, das negativas serem trancadas ate apresentação de documentos, toda vez precisará fazer Balancete e Demonstração do Resultado assinados pelo Contador e registrado no Livro Diário da empresa , não podem haver dívidas com a previdência...
Kelly T. Medeiros

Usuário Novo

profissão
mensagens11
pontos292
membro desde01/03/2010
cidadeJaguariuna - SP
Postada:Terça-Feira, 22 de novembro de 2016 às 16:01:25
Mensagem Editada por Kelly T. Medeiros em 22/11/2016 16:09:03
Prezada Estefania, quero te agradecer pela sua atenção. Ajudou muito!

só para finalizar: Devemos enviar a SEFIP sem movimento, pois não acusará retirada.
Estefania Drechsler

mensagens1.676
pontos9.642
membro desde09/09/2015
cidadeErechim - RS
Postada:Terça-Feira, 22 de novembro de 2016 às 16:30:10
Mensagem Editada por Estefania Drechsler em 22/11/2016 16:35:38
Kelly T. Medeiros

Exatamente...

Mas deve tomar muito cuidado, se optar pela distribuição verifique se existe essa possibilidade existe no contrato da empresa, e verifique que a distribuição de lucros deva ser feita de forma correta, sem que possa ser caracterizado o pagamento por serviços prestados....

Vou te passar um link daí você dá mais uma olhada.... Continuo recomendando o pro labore visto a complexidade da distribuição de lucros ....

clique aqui
Kelly T. Medeiros

Usuário Novo

profissão
mensagens11
pontos292
membro desde01/03/2010
cidadeJaguariuna - SP
Postada:Terça-Feira, 22 de novembro de 2016 às 17:28:49
Mensagem Editada por Kelly T. Medeiros em 24/11/2016 15:36:06
Prezada Estefania,
Não existe contrato da empresa e sim o requerimento do empresário. Sendo Requerimento de Empresário como tratar já que não constaria uma cláusula que permite distribuição de lucro mensal.
Grata.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.14 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César