x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.520

Regularização de Obra - COmpensação de INSS de Pró Labore

Roberto Barbosa

Roberto Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 06:02

Pessoal, bom dia!

Estou com uma dúvida...



Tenho uma empresa se incorporação Imobiliária, faço o recolhimento do INSS mensal dos funcionários e ao final da obra, me dirijo à Receita para apuração no INSS devido daquela obra e compensação dos valores pagos, para após , emitir a certidão.

Bom, minha dúvida é o seguinte, como é uma empresa de incorporação imobiliária e construção civil, o sócio, neste caso eu, fico sempre alocado na obra, durante todo o período da obra.

Posso fazer o recolhimento do INSS mensal sobre o pró labore e usar / compensar este valor para regularização da obra na receita, da mesma forma que faço com o valor recolhido dos funcionários?

Obrigado!

Roberto Barbosa

Cesar

Cesar

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Domingo | 24 abril 2016 | 16:41

Boa tarde Roberto


Acredito que não pois você não poderia estar alocado na Obra por ser o empresário e ter retirada de pró labora. Nestes casos devem ser feito duas GFIP's uma para administração(onde você estará alocado) e outra para as obras em andamento e alocação dos funcionários nas matriculas de cada obra caso seja mais de uma.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 08:54

Bom dia.

Quando eu trabalhava em uma construtora eu usava o INSS dos pro-laboristas, alocava na obra, pois os donos da empresa eram os engenheiros e realmente trabalhavam na obra, então alocava um em cada obra.
Havia um terceiro sócio que era diretor administrativo, este eu deixava no tomador Administrativo, porém os outros dois eu alocava em obras, e aproveitava o INSS, nunca tivemos problemas.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 12:51

Rodrigo Fernando boa tarde.

Conforme respondi acima, eu sempre usei, nunca tive problema. Porém os sócios eram engenheiros, então eles prestavam realmente o serviço para a obra.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.