Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.651

Empresa médica

Danielle Mazziero

Danielle Mazziero

Iniciante DIVISÃO 1, Médico(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 14:36

Estou abrindo uma empresa médica e tenho dúvidas quanto ao código de descrição da atividade economica principal

Sou dermatologista e faço consultas médicas em consultorio , consultas médicas em hospital terceirizado (Centro de Referência do Idoso - CRI Norte, uma OSS) e cirurgias de pequeno porte (sem internação hospitalar) neste mesmo hospital e pericias médicas prestadas para empresas não médicas. Pois a tributação é diferente.

Qual é o código que devo abrir o meu cnpj:
1) 80.30-5-03 atividade medica ambulatorial restrita a consultas

ou

2) 86.30-5/01 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos---

estes procedimentos cirúrgicos são grandes feitos dentro do centro cirúrgico com internação hospitalar , ou podem cirurgias pequenas (como retirada de pintas, unhas encravadas... etc) em sala de cirurgia ambulatorial, que não necessitem de internação hospitalar?

Obrigada

Danielle

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 07:45

Danielle Mazziero.

Estou abrindo uma empresa médica e tenho dúvidas quanto ao código de descrição da atividade economica principal

Sou dermatologista e faço consultas médicas em consultorio , consultas médicas em hospital terceirizado (Centro de Referência do Idoso - CRI Norte, uma OSS) e cirurgias de pequeno porte (sem internação hospitalar) neste mesmo hospital e pericias médicas prestadas para empresas não médicas. Pois a tributação é diferente.

Qual é o código que devo abrir o meu cnpj:
1) 80.30-5-03 atividade medica ambulatorial restrita a consultas

O cnae acima poderia lhe atender dentro de seus ideais.

ou

2) 86.30-5/01 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos---

estes procedimentos cirúrgicos são grandes feitos dentro do centro cirúrgico com internação hospitalar , ou podem cirurgias pequenas (como retirada de pintas, unhas encravadas... etc) em sala de cirurgia ambulatorial, que não necessitem de internação hospitalar?

Obrigada

Danielle

O CNAE acima, não interpela o tipo de cirurgia, mas sim te informa que poderás se quiser e for o caso, realizar os procedimentos cirúrgicos dentro de um centro cirúrgico, ainda que tal cirurgia seja menor ou maior, complexa ou simples.

Verifique se há mesmo a possibilidade da abertura de uma empresa para este fim, uma vez que a tributação inicial se "pelo simples nacional é grande/alta" e pelo lucro presumido a coisa fica pior ainda, visto aquele monte de obrigações acessórias.

Reflita na possibilidade de ser tributada pelo "CEI" utilizando-se do carnê leão, onde a base cálculo do IR é o lucro obtido entre a diferença de despesas - receitas.

Converse com seu contador e promova essa situação ao mesmo e viabilize o melhor caminho nessa jornada.

Bons estudos!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.