x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 442

Aproveitamento de crédito de ICMS para empresas optantes pel

Kayo César

Kayo César

Bronze DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 7 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 08:12

Bom dia Pessoal,

Tenho um cliente optante pelo simples que compra mercadorias para revenda de um fornecedor lucro real e essas mercadorias são tributadas com o ICMS, esse meu cliente está dizendo que ele pode aproveitar esse crédito de ICMS quando realiza as entradas das notas no sistema. Gostaria de saber se ele pode realmente aproveitar esse crédito?

Desde já agradeço.

Atenciosamente,
Kayo

Eder Silva

Eder Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 08:20

REGRA GERAL: As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional não apropriam nem transferem créditos relativos ao ICMS abrangido pelo Simples Nacional.
• Art. 23 da LC 123/06 - As microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional não farão jus à apropriação nem transferirão créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos pelo Simples Nacional.

Ou seja, não sera utilizado o crédito na compra de mercadorias que a empresa optante pelo Simples adquirir.

Éder Silva

Contador - Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.