x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 33

acessos 13.267

PIS - Cadastro no primeiro emprego

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 09:21

Bom dia meus colegas do fórum,

Há muito tempo eu não faço isso, e até quando fiz, era preencher a DCT e levar até a Caixa Federal.
Agora, me parece que tenho que fazer o cadastro do PIS do primeiro emprego de um funcionário pelo Conectividade Social. Isso procede? Se alguém já fez ou faz, por favor, poderiam me dar uma ajuda?

Obrigada.

ERÔ SOUZA

Erô Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 09:45

Bom dia Josiane.

Sim, isto procede.

Você tem duas alternativas: Se a empresa possuir certificado digital você pode fazer diretamente na página e se não possuir você deverá preencher o FICUS (formulário para cadastro on line).

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 09:58

Josiane de Pieri um bom dia!

Se você tem um sistema de folha de pagamento ele deve ter a opção de gerar o DCN Eletrônico que é o arquivo de cadastramento do NIS junto a caixa, esse arquivo nos enviamos pelo conectividade ICP na opção nova mensagem.

Se não tem o sistema de folha de pagamento pelo próprio conectividade é possível cadastrar manualmente na opção CADASTRO de NIS no canto superior direito do conectividade.

Segue circular da caixa;

NSU: 2014014
Enviado em: 10/10/2014
Titulo: CADASTRO NIS

Prezados Empregadores,

Lembramos que se aproxima a data da obrigatoriedade de utilização do novos canais de cadastramento do trabalhador no Cadastro NIS.

Ressaltamos que a partir de 01/11/2014, não será mais possível o cadastramento do trabalhador em formulário, portanto, as agências da CAIXA não mais o receberão, sendo que o cadastramento do trabalhador somente poderá ser feito:

On-line: acesso direto da empresa ao Cadastro NIS: https://www.caixa.gov.br/cadastronisempresa.
Em lote: pelo uso do Conectividade Social ICP – CNS: https://conectividade.caixa.gov.br

Prepare-se a antecipe-se para essa mudança, mais informações podem ser obtidas na Circular CAIXA nº 659, de 1º de julho de 2014, publicada no D.O.U. em 03 de julho de 2014.

Atenciosamente

CAIXA ECONOMICA FEDERAL


Espero ter ajudado..


Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 10:20

Josiane de Pieri,

Eu sempre acesso com o certificado da empresa, não sei se com procuração é possível, faz o teste e mim diz.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
ERÔ SOUZA

Erô Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 10:30

Olá.

É possível fazer através da procuração, caso na hora em que você fez a outorga, inseriu este serviço. Aqui no escritório já fiz, foi simples.

Veja:
1º Acessar o Conectividade Social
2º Selecionar o serviço cadastrar NIS
3º Preecher os dados no cadastro;
4º Nos dados da inscrição da empresa vai aparecer o CNPJ do escritório, é só você trocar para o da empresa que você está cadastrando o funcionário.

Estou fazendo assim.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 10:53

Erô Souza,
Que riqueza de informação! Eu precisava saber isso mesmo, porém, quando eu tento pela procuração, não consigo e pelo que vi, ela não tem a opção de cadastro NIS. Você sabe me dizer se eu fizer uma nova procuração incluindo esse serviço vai dar certo? (se der, como eu faço isso?), ou então, como eu posso inserir esse serviço na procuração?

Muito obrigada mesmo, esse fórum é demais!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 10:57

Josiane de Pieri

Eu faço sempre pelo FICUS m você preenche a procuração leva até a caixa em torno de 5 dias uteis vai liberar o acesso, este é feito através do PIS da pessoa outorgada e utilização da senha do PIS on line...

Bem simples e prático não precisa certificado digital dai ...

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 11:51

Josiane de Pieri, eu também nunca consigo direto no conectividade, também da página expirada, em todos os navegadores.

Então eu gero o arquivo dentro do meu sistema de folha, e transmito pelo conectividade.



Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 12:35

Boa tarde Estefania/Maiara,

Então Estefania, eu também nunca fiz pelo FICUS (nem sei o que é e onde acesso), mas vou procurar saber. Além do que, o registro deveria ser feito em 02/04, imagina eu agora, sem prazo, porque o meu cliente demorou a passar os documentos para o registro.

E Maiara, se eu acessar o conectividade como se eu fosse fazer o cadastro NIS com o certificado do escritório, como se fosse para o CNPJ deste (escritório) a tela de preenchimento abre normalmente. Ela só me dá aquele erro de página expirada quando tento fazer isso acessando empresa outorgada.

Obrigado meninas pela ajuda.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 12:55

Josiane de Pieri,

Se você tem acesso com o certificado do cliente faz com ele, caso não tenha e queira fazer com a procuração liga para o suporte da caixa e informa o erro que esta apresentando para que eles auxilia nas configurações necessárias. tel: 3004-1104

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
JOSAINE CRUZ BENEDITO DOMINGUES

Josaine Cruz Benedito Domingues

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 15:08

Boa tarde.
Encontrei esse tópico aqui no fórum sobre a ficha FICUS.
Alguém saberia me dizer se existe prazo para a pessoa ortogada acessar?

Estou tentando cadastrar um PIS atravez do Cadastro de NIS no site da Caixa e na hora do cadastramento me da a mensagem: Certificação Expirada.
Não consigo gerar o PIS do funcionário.

Alguém saberia como resolver esse problema?

Obrigado

Simone Sgarbi

Simone Sgarbi

Prata DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 15:19

Josaine

Tentou fazer como a colega Erô citou? Minha senha Ficus tabém expirou e faço desta forma sem problemas!!

Veja:
1º Acessar o Conectividade Social
2º Selecionar o serviço cadastrar NIS
3º Preecher os dados no cadastro;
4º Nos dados da inscrição da empresa vai aparecer o CNPJ do escritório, é só você trocar para o da empresa que você está cadastrando o funcionário.


Só uma observação: Para trocar o CNPJ , clique no topo onde diz "limpar"

Simone Sgarbi
Gerente Depto. Pessoal
Rio de Janeiro - RJ


Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 15:51

Josaine Cruz Benedito Domingues

Lembro que tem prazo de validade a procuração, só não lembro de cabeça se é 3 ou 5 anos...

Para reabilitar o usuário externo, precisa refazer o processo...

Simone Sgarbi

Simone Sgarbi

Prata DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 15:56

Josaine

Entendo... então, as empresas aqui tem certificado.
Então a senha expirada do ficus não me causou problemas.

Simone Sgarbi
Gerente Depto. Pessoal
Rio de Janeiro - RJ


João Carlos Benedet

João Carlos Benedet

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 10:17

Boa tarde Colegas,

Já li várias tópicos, porém tem um assunto que não ficou claro para mim. Já fiz o Cadastro NIS no conectividade. Este número já é valido como PIS para Previdência? ou tenho que cadastrar alguma coisa ou levar algum documento no caso de funcionário no primeiro emprego que não possuía nenhum número de PIS.

Sera que com esse NIS ele terá acesso aos benefícios da Previdência?

Alguém poderia ajudar?

Grato.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 10:38

João Carlos Benedet bom dia!

Esse numero já é valido para tudo.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Felipe de Rezende Vergara

Felipe de Rezende Vergara

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 11:38

Queridos Colegas,

Boa tarde!

Seguindo as duvidas quanto ao assunto. É a primeira vez que faço isto e gostaria de tirar uma duvida com vocês.

Enviei o cadastro NIS via lote através do Software que utilizo, tenho o protocolo de envio, porem neste protocolo não identifico o numero do PIS do colaborador. Onde encontro o numero do PIS deste colaborador? É automático? Devo retornar algum arquivo ao meu sistema para aparecer?

Muito obrigado.

Felipe Vergara

MARCELLE

Marcelle

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 13:37

Felipe,

Quando se faz em lote, você envia o arquivo que seu sistema de folha gera. No dia seguinte, terá um arquivo de retorno na sua caixa por do Conectividade.
Você deve baixar esse arquivo e imputá-lo no seu sistema, assim o PIS será reconhecido.

Eu uso o ALTERDATA, pra mim funciona dessa forma. Acredito que com os outros sistema não deva ser diferente.

Atenciosamente,

Marcelle Cunha

__________________________


"Não existe sorte. Sorte é quando preparação encontra oportunidade."
Everton Gomes

Everton Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 09:11

Bom dia colegas,

Estou com um probleminha aqui, faço o envio do cadastro de PIS corretamente, só que, na hora de receber o retorno, não vem... ja fiz o envio algumas vezes e ainda não veio o arquivo Retorno_NIS, gostaria de saber se o site da conectividade ICP se encontra com algum problema. Estou com 2 números de PIS pendentes, e aguardando este retorno. Ambos são de empresas diferentes e com certificação próprio.


Desde já, obrigado.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 09:13

Everton Gomes um bom dia!

O retorno chega na caixa de entrada no conectividade icp, caso tenha algum problema liga na caixa 0800726-0207 opção 2 e 3 e pergunta o numero de pis ativo para tal empregado.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.