x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 544

Declaração IR anual para menor que recebe pensão alimentícia

Viviane S. Mariano

Viviane S. Mariano

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 7 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 21:14

Meu filhinho de 4 anos recebe pensão do pai num valor mensal superior ao isento. Posso fazer uma declaração de Imposto de Renda só para ele? Pois se eu o coloco como meu dependente, juntando com a minha renda anual, o sistema calcula um valor absurdo para eu pagar. E se eu tiro ele dos meus dependentes e faço uma declaração só para ele, o sistema calcula valor para ele receber. Posso fazer isso?

OBS: Meu filhinho já tem CPF.

Descobri que eu tinha que pagar o Carne Leão antes de ontem. Baixei o programa de 2015 e de 2016 no site da receita, gerei os darfs devidos, depois com os valores devidos entrei no site da receita e calculei as multas e os juros. Paguei todos os boletos em atraso ontem.

A questão é, posso fazer uma declaração de IR do meu filho separada da minha, utilizando o CPF dele?

Ao fazer a declaração, para cada mês tem uma coluna "Valor Pago", posso colocar o valor real valor pago correto (valor original + multa + juros) ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.