x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 663

Parcelamento Imposto a Pagar do Imposto de Renda

Albérico  Cardoso

Albérico Cardoso

Prata DIVISÃO 1, Angariador(a) Licitações
há 7 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 08:59



Bom dia !
Estou fazendo uma declaração de imposto de renda cujo imposto a pagar é de R$ 563,00.
Sei que esse valor pode ser pago em até 08 vezes.
Como é feito o processo para o parcelamento, é no momento do envio da declaração ? Eu imprimo os 8 DARFs no momento da entrega da Declaração ?
Desde de já agradeço,

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 09:04

Albérico,

Você irá informar a quantidade de quotas na aba "Cálculo do Imposto", no campo Parcelamento.

O pagamento das quotas se dará da seguinte forma:

Quando pagas dentro do prazo legal, o valor a recolher é calculado da seguinte maneira:

1ª quota ou quota única: o valor apurado na declaração;
2ª quota: valor apurado, mais 1%;
3ª quota: valor apurado, mais juros à taxa Selic de maio, mais 1%;
4ª quota: valor apurado, mais juros à taxa Selic acumulada (maio e junho), mais 1%;
5ª quota: valor apurado, mais juros à taxa Selic acumulada (maio, junho e julho), mais 1%;
6ª quota: valor apurado, mais juros à taxa Selic acumulada (maio, junho, julho e agosto), mais 1%;
7ª quota: valor apurado, mais juros à taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto e setembro), mais 1%;
8ª quota: valor apurado, mais juros à taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro),
mais 1%.

Sendo assim, você deverá calcular o valor a ser pago dentro de cada mês do pagamento.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.