x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 477

Ajuste exercício anterior - Lucro maior indevidamente - erro

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 10:35

Olá a todos,
estou com uma dúvida em relação a exercício anterior onde foi encontrado um erro que fez com que o resultado do exercício de 2014 ficasse cerca de R$ 4.000,00 a mais do que deveria ser, pois o software não codificou a conta corretamente e não fez a apuração na D.R.E.
Li alguns dos tópicos do assunto mas não consegui esclarecer minha dúvida, assim, gostaria da ajuda de algum dos colegas que puderem me esclarecer.

Eis o fato:
Empresa lucro presumido. Na apuração do exercício de 2014, na conta de estoque anterior tinha dois valores e contas distintas:
mercadorias para revenda - R$ 169.906,34; e
mercadorias de brindes - R$ 4.726,57 (distribuição gratuita no Natal de 2014, mas a nota fiscal da distribuição só foi emitida em janeiro/2015)
total estoque anterior- R$ 174.632,91;

porém o software considerou apenas R$ 169.906,34, e na D.R.E. resultou em lucro de R$ 101.317,00, sendo que o valor correto seria R$ 96.590,43, exatamente a diferença de R$ 4.726,57. O livro diário foi autenticado e o erro só foi percebido no ano de 2015, onde todo o movimento do exercício anterior já estava fechado e autenticado, e o lucro foi transferido para reserva de lucros/lucros acumulados.

Nesse caso, imaginei que o lançamento de correção pudesse ser feito com ajuste de exercícios anteriores, na seguinte forma:
D - Reserva de lucros
C- Ajuste de exercícios anteriores
R$: 4.726,57
Assim o valor da reserva seria reduzido, porém não consigo encontrar uma solução para "zerar" a conta de ajuste, pois pelo que li, não seria correto utilizar a conta de lucros do exercício de 2015 (atual), e por se tratar de lucro presumido, o aumento do lucro não resulta em nada no que diz respeito a recolhimento de impostos.

Obrigado a quem puder me esclarecer ou ter alguma idéia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.