x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 2.179

Formação... E depois?

Rodrigo Noleto Paz

Rodrigo Noleto Paz

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 15:33

Olá caros colegas contadores.

Sou estudante do oitavo semestre de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília, formarei semestre que vem. As vezes me bate uma certa ansiedade sobre o que acontecerá quando eu formar.

Digo isso porque tenho enorme vontade de trabalhar na área, porém ainda não tive oportunidade e sendo assim não possuo experiência. Estagiei somente em bancos, duas vezes, uma na CEF e outra no BB. Mas ainda não tive contato direto com contabilidade, somente indireto.

As vezes da certa impressão que nós, estudantes, no final do curso, não sabemos de nada, mesmo que internamente nós saibamos que não é verdade.

Por isso exponho minha situação e a de vários outros estudantes que conheço. Pergunto: O mercado dá essa chance para os formandos? Quais formas eu posso estar buscando explorar para ingressar e consequentemente trabalhar em empresas privadas na minha área de formação, mesmo não tendo experiência?

Muito obrigado.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 16:07

Rodrigo Noleto Paz,


Indubilmente temos a impressão de que o mercado de trabalho dá uma certa preferência àqueles que já possuem experiências.

Mas, isto vai depender do perfil do profissional que a empresa está procurando.
Eu, por exemplo, prefiro aqueles que estão iniciando, já que posso "moldá-lo" de acordo com as minhas expectativas, além de conseguir um profissional com mais motivações para o trabalho.

O primeiro passo você já deu. Buscou uma formação acadêmica e está concluindo-a. Agora, o que você deve fazer é "arregaçar as mangas e por as mãos a obra"...rrrsss
Recomendo que você busque um emprego em um escritório contábil, onde você terá oportunidades de praticar tudo aquilo que você já estudou e ainda "ganha" a vivência do dia-a-dia de um profissional contábil.

Às vezes grandes empresas ofertam remunerações melhores, mas colocam o profissional apenas em uma área (fiscal, rh, contábil, etc).
Em um escritório de contabilidade você poderá ter a oortunidade de trabalhar em todas as áreas.



Boa sorte amigo!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ramiro

Ramiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 19:43

Concordo plenamente com o Wilson.
Eu sou um recém formado, e fui trabalhar na área só no último ano de faculdade, nos três anteriores eu trabalhava com design gráfico.
Há um ano trabalhando em escritório, eu estou passando pela contabilidade, consultoria e auditoria, e também ganhando curso pela empresa, nesse caso, o escritório está criando um profissional de acordo com suas necessidades, como Wilson disse, fazendo um "molde".
Também recomendo que busque emprego em escritórios contábeis, mas também que faça cursos, que se mantenha atualizado, acredite, isso é de suma importância para sua carreira.
No escritório você passará com diversas áreas, poderá se identificar com uma específica e futuramente pode estar buscando uma especialização.
Só uma coisa, os estudos não param após conseguir uma graduação, ainda mais em Contabilidade.

Boa sorte e sucesso!

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 10:31

Rodrigo.

A Contabilidade além de ser uma área muito promissora é a que oferece um dos maiores campos de ação para o profissional, Carlos Marion ja falou muito sobre isso.

Quando voce diz que deseja trabalhar na área voce está se referindo a que sub-área específica da contabilidade? escritório?

O trabalho em escritório exige uma certa vivência prática, já que a universidade nos oferece uma visão panorâmica da ciência, o estágio é quase que obrigatório para o desempenho das funções diárias, haja vista que é um trabalho extremamente técnico.

A ansiedade e comum, afinal estamos saindo da universidade para competir nessa selva e não sabemos muito o que esperar dela. A sensação de não saber nada também é comum, porque de fato não sabemos muito mesmo, mas o pouco que sabemos é suficiente para o início; construir um conhecimento sólido, buscando incessantemente o aperfeiçoamento e cada vez mais conhecimentos.
A universidade não nos provê de todos os conhecimentos, é apenas uma etapa o exercício de sua profissão lhe dará mais solidez mais maturidade e voce com os seus 23 anos, ainda tem muita estrada para percorrer! rsrs

Quanto ao mercado de trabalho eu acredito que ele sim, dá oportunidade para os formandos, pelos mesmos motivos que citou o Wilson. Acredito que o mercado de contabilidade (escitórios) precisa de mais gás, inovação, precisamos ainda romper com alguns paradigmas, velhos conceitos....e isso so se faz com gente nova!

saudações e boa sorte

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Rodrigo Noleto Paz

Rodrigo Noleto Paz

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 13:48

Caro Vinicius,

Trabalhar na área digo efetivamente estar próximo da contabilidade, seja qual for o ramo: auditoria, controladoria, tributária, finanças, etc. A expectativa é de vivenciar em qualquer (ou todas) das áreas, pra aí sim eu decidir qual eu devo buscar me aperfeiçoar.

Acredito que o começo é mesmo trabalhar em escritórios. Agradeço a opinião de cada um de vocês.

Muito obrigado.

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 12:24

Rodrigo gostaria de dizer que quando me formei senti a mesma coisa que vc e olha que já havia passado por estágios em diversos escritórios, mas o velho e bom "frio" na barriga existia rsrs.

As grandes empresas oferecem melhores remunerações como o colega disse acima, mas não te oferecem o que vc busca: o amplo conhecimento da área contábil. Os escritórios são as "verdadeiras escolas" do formando em Ciências Contábeis rss pode apostar.

Procure um, se dedique, pesquise, leia, estude, troque experiências - e vc tem isso aqui no Forum, enfim... agora que começou a diversão rsrs verá que a cada dia a insegurança diminui e vc começa a perceber o quanto é especial exercer nossa profissão.

Boa sorte, um grande abraço e conte comigo sempre.

Cris

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.