x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 11.194

Alteração de contador

Camila Rodrigues Silva

Camila Rodrigues Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 09:01

Bom dia, colegas!

Já procurei no fórum , mas ainda não achei algo que tenha satisfeito minhas dúvidas....


A empresa que trabalho tinha um escritório de contabilidade para responder tecnicamente, mas era eu quem fazia a parte operacional da contabilidade.
Pois bem, em março, a empresa decidiu rescindir com o escritório e fui convidada a assumir a contabilidade da empresa.
Como é a primeira vez que me vejo nessa situação, tenho muitas duvidas...

Nós já assinamos o Termo de Transferencial, fiquei com uma via, a empresa com outra e o antigo escritório com outra. Não preciso encaminhar este termo para nenhum órgão, preciso? Preciso apenas mantê-lo guardado para apresentar à uma fiscalização caso seja solicitado?

E quanto à vinculação do meu CRC ao CNPJ da empresa? O que preciso fazer?

Por favo, tudo que puderem me dar de informações sobre essa transferência de responsabilidade técnica irá me ajudar muito!
Assim como também, quais serão minhas responsabilidades além da contabilidade mensal, sped, ECF e encerramento do exercício.
Obrigada.

Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 10:44

Olá Camila!

Olha só, no caso do Estado de São Paulo, o Termo de Transferência deverá ser preenchido em 3 vias, informando ao CRC de sua região a transferência, do qual o CRC poderá pedir uma copia do Termo:

1ª - para o cliente;
2ª - para o responsável técnico anterior;
3ª - será de responsabilidade do novo responsável técnico que deverá apresentar à fiscalização do CRC, quando solicitada.

O novo responsável técnico deverá informar-se junto ao cliente sobre as razões da substituição e, se necessário, fazê-lo também junto ao responsável técnico anterior.

Base Legal: Arts. 1º a 3º do Anexo I da Resolução CRC/SP nº 1.040/2009 (UC: 16/08/15).
_____________________________________________________________________________________________________________________

2.2) Deveres do novo responsável técnico:
Erros, atos e omissões infringentes de normas técnicas ou de dispositivos legais, que forem constatados pelo novo responsável técnico no exercício de sua atividade profissional, referentes ao período de competência do responsável técnico anterior, deverão ser comunicados ao cliente a qualquer tempo, por escrito, para que ele possa tomar as providências cabíveis.

Base Legal: Art. 9º do Anexo I da Resolução CRC/SP nº 1.040/2009 (UC: 16/08/15).

2.3) Disposições comuns aos responsáveis técnicos anterior e novo:
O responsável técnico, anterior ou novo, deverá disponibilizar toda a documentação (protocolo, distrato contratual, etc.) de transferência ou de recebimento de documentação de clientes sempre que for exigido pela fiscalização do CRC/SP.

Base Legal: Art. 10 do Anexo I da Resolução CRC/SP nº 1.040/2009 (UC: 16/08/15).
_______________________________________________________________________________________________________________________

Da uma olhada nesse link, vai te ajudar bastante: http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=373

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
Camila Rodrigues Silva

Camila Rodrigues Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 14:11

Esse Termo já assinamos.
Como eu disse, era eu mesma quem fazia a parte operacional da contabilidade (lançamentos, conciliação, entrega do sped, ECF, FCONT, encerramento do exercício), mas não assinava, pois a responsabilidade era do escritório.

Agora, não tem mais o escritório por trás, eu assumi. Então gostaria de saber, o que tanto fica sob minha responsabilidade, pois tudo que ficava nas mãos do escritório, agora eu terei de controlar, como as licenças, certidões, etc....

E é isso que não sei, como vincular meu CRC à empresa e que documentos são de minha responsabilidade agora, que antes eram do escritório.

Poderiam me ajudar, por favor?

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 14:17

Bom no coleta web você vincula o CRC,

agora você precisa saber de todos os setores como Legal, fiscal, contábil e dp, como se fosse um protocolo adm das rotinas é isso ? acredito que o fiscal você já saiba muito, assim como o contábil né? acho que a dificuldade será mais no legal...

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 14:20

Boa tarde Camila Rodrigues! =)

Na Receita Federal, é preciso o DBE de Alteração do Contador;


Na Receita Estadual:


Para o Estado de São Paulo, o procedimento de troca de contador é feito através do Programa Gerador de Documentos da Receita Federal do Brasil (PGD).

Segundo o colega nosso aqui no portal, o Marcelo Junior:

"Para vincular o CRC no CNPJ da empresa será necessário acessar o SEFAZ-SP e enviar um PGD com o evento 232 - Alteração do contabilista ou da empresa de contabilidade e colocar os dados do novo contador. Porém não pode transmitir já com a senha do novo contador, tem que transmitir com a senha da empresa primeiro."

Os Documentos são:

- Contrato de Prestação de Serviços Contábeis com as assinaturas reconhecidas; e
- Três vias do DUC (Documento Único de Cadastro) todas assinadas e uma reconhecida pelo sócio administrativo. Preencher os campos 2, 3, 5 e 10 do DUC.
- Junto com o DUC, apresentar cópia do contrato de trabalho ou cópia da Carteira de Trabalho, se o contabilista for funcionário da empresa. Levar o contrato ou carteira de trabalho original.
- Apresentar Certificado de Regularidade no CRC.


Dá uma olhada nesse tópico do portal contabeis Alteração de Contabilidas Sefaz-SP

Espero ter ajudado, qualquer duvida entra sempre em contato com o pessoal aqui! ^^
Até mais

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 14:30

Você tem razão Bruno Alves, no caso Camila, seria bom você contratar uma consultoria contábil para a área que tiver com dificuldades, pois sabemos que não é bom errar na nossa área profissional. ^^

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 14:45

E olha só, acesse esse link e baixe o pdf, para tirar duvidas sobre como utilizar o PGD Manual do Cadastro Eletrônico - Sefaz/SP


E sobre as duvidas do que fazer a partir de agora que você será a contadora, vamos as principais rotinas de um escritório contábil:


Rotinas Contábeis

Balanços/Demonstrações Contábeis;
Balancetes;
Demonstração de Resultados;
Análise periódicas;
Apuração e controle de Lucro Real/Presumido;
Controle de estoque;
Controle de saldo de caixa;
Emissão de livros obrigatórios (Diário, Razão, Lalur e outros).

Rotinas Mensais:

Retenções de CSLL / IRPJ / INSS / ISS / PIS-PASEP / COFINS
Carnê Leão.

Rotinas Semestrais ou Mensais:

DCTF - Declaração de Créditos
DACON - Declaração Empresas Lucro Real

Rotinas Anuais:

DIMOB -
DIPJ -
IRPF -
DIRF -
Declaração de Simples
Declaração de Imunes
Declaração de Isentas
Declaração de Extinção
Declaração de Inativas
_______________________________________________________________________________________________________________________

Departamento Pessoal

Rotinas:

Admissão de funcionários;
Elaboração de todos os documentos de admissão;
Atualização de livro, registro e CTPS do funcionário;
Processo de Rescisão;
Acompanhamento a homologação;

Rotinas Mensais:

Elaboração de folha de Pagamento e Pro-Labore;
Emissão de Recibo de pagamento e Pro-Labore;
Emissão de Guias de GPS;
Elaboração de folha de autonomos;
Emissão de Recibo de autonomos;
Emissão de Guias de GPS de contribuinte individual;
Emissão de Darf's de IR;
Emissão da Guia GFIP;
Transmissão de CAGED;
Contribuições Sindicais.

Rotinas Anuais:

Provisão de Ferias e 13º Salario;
Folha de 13º Salário;
Recibos de pagamento de 1ª e 2ª parcela de 13º salário;
Aviso de férias e recibo de pagamento;
RAIS;
Contribuições assistênciais;
Emissão de Informe de Rendimentos dos funcionários.
_______________________________________________________________________________________________________________________

Departamento Fiscal

Rotinas:

Calculo de ICMS, IPI, PIS, COFINS, SIMPLES E ISS;
Emissão de carta de faturamento;
Emissão de carta de correção de notas fiscais;
Escrituração de livros (Entrada, Saída, Registro de Apuração de ICMS, Registro de Apuração de IPI, Inventário, Serviço, Modelo 51, 53 e 56).

Rotinas Mensais:
GIA
DES
SINTEGRA
DECLARAÇÃO DE COMBUSTIVÉIS

Rotinas Anuais:
DECLARAÇÃO DE SIMPLES
TFE
TFA
_______________________________________________________________________________________________________________________

Departamento Legal

Procedimentos:

Abertura, Alteração e Encerramento de empresas nos seguintes órgãos: Junta Comercial ou Cartório, Receita Federal, Prefeitura Municipal e Secretaria da Fazenda Estadual.
Emissão de Certidões em diversos órgãos.
Dívida Ativa.
Procuradoria
Parcelamento de débitos em repartições Públicas, Estaduais, Municipais e Federais.
Legalização da Empresas em todos os órgãos competentes.
Preenchimento de cadastros

:)

Boa Tarde e Sucesso!

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 14:48

Verdade Rond,

Camila, temos aqui a Econet e a IOB, nunca confiamos em apenas umas, já ouve casos onde informações não eram as mesmas, e pegamos erros nas consultorias, é bom ter duas...

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
EDUARDO VALMOR VIEIRA

Eduardo Valmor Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 16:07

Boa Tarde caros colegas.

Estou iniciando um novo escritório contábil em SC e estou sendo procurado para assumir novos clientes nos quais possuem contrato com outro profissional.

Pergunta: Além do termo de transferência, distrato do contrato de prestação de serviços do cliente para o outro profissional contábil, existe mais algum outro documento para eu enviar?

Além disto, quais são os documentos que o profissional anterior deverá me enviar para eu dar prosseguimento aos trabalhos?

Desde já, agradeço.

Eduardo Valmor Vieira
Sócio-Proprietário
Sgnaolin & Vieira Assessoria Contábil
Fone: +55 Oculto

Atenciosamente;

EDUARDO VALMOR VIEIRA
Sócio Proprietário
STUDIO VIEIRA Assessoria Contábil
Fone: +55 (47) 9 8445-4642 | (47) 3342-3419
Site: https://www.svassessoriacontabil.com.br
E-mail: [email protected]
Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 16:39

Olá Eduardo Valmor,

Olha só, em uma das respostas lá em cima, eu postei um link vinculado a sentença: Termo de transferência de responsabilidade técnica

Acesse aqui:Termo de Transferência de responsabilidade técnica!

Por gentileza, acesse o link acima, é uma matéria do pessoal da Tax Contabilidade, muito boa, e vai te informar sobre os documentos necessários, para o antigo contador enviar para você.

Qualquer duvida, entrar em contato!
E obrigado, e muito sucesso nessa nova empreitada, sou um grande admirador de empreendedores. Parabéns!

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 30 abril 2016 | 08:57

Bom Dia!

Assunto interessante, tirou também minha duvida estava procurando algo sobre isso.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Douglas Almeida

Douglas Almeida

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 21:50

Pessoal,

É simplesmente perfeito esse site.

Agradeço o apoio de todos, e realmente, temos tudo o que precisamos por aqui, não precisei perguntar nada, pois muitos já encontrei tudo o que preciso no momento.

Obrigado a todos que colaboram e espero um dia poder contribuir como vocês.

Abraços.

Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 10:11

Pois é Douglas Almeida, um ótimo site, como costumo dizer aos amigos, aqui é o facebook dos contadores!
Mas, fique atento as regras e Boa produtividade!

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.