x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 570

Contabilizar veículos

Tarcísio Cardoso

Tarcísio Cardoso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 09:52

Prezados colegas,

Bom dia.

Assumimos a contabilidade de uma empresa e com ela veio o backup do contador antigo. Em algumas reuniões com o cliente, ele nos informou que tem 4 veículos para a sua operação, o que, ou não foi solicitado pelo contador antigo, ou não foi informado pelo cliente. Fato é que esses veículos não estão registrados em balanços anteriores.

Como registrar na contabilidade de 2016 que estou fazendo ?

Outro detalhe é a depreciação:

São 4 veículos:
1° - Fabricação: 1991 e compra em 06/2009
2º - Fabricação: 2003 e compra em 02/2015
3º - Fabricação: 2006 e compra em 03/2015
4º - Fabricação: 2012 e compra em 06/2015

Somente o de 2012 esta apto a receber a depreciação, correto ? Caso os outros possam ser depreciados, gostaria da ajuda de vocês como proceder.

Obrigado.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 16:18

Boa tarde Sr. Tarcísio Dias, tudo bem?

Antes de tudo aconselho a leitura ao CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, especificamente na parte de Retificação de erro.

Como nos anos anteriores não foram registrados as aquisições dos veículos, muito menos a depreciação que existiu nos períodos, deve-se registra-los o quanto antes.

O registro dos ativos deve ser feito normalmente, débito de ativo imobilizado e crédito de fornecedor ou disponibilidades.
Entretanto nos deparamos com a depreciação que não foi registrada dentro os períodos a qual pertencia, atendendo o princípio da competência.
O necessário a se fazer é apurar, desde o momento da aquisição até a data do ultimo encerramento do exercício, os valores de depreciação que não foram lançados e executar um ajuste dos exercícios anteriores. Esse ajuste utilizará uma conta no PL, denominada de Ajustes de Exercícios Anteriores. O débito ajustará o lucro superestimado e o crédito registrará o acumulo da depreciação dos bens.

O lançamento ficará da seguinte forma:

Pelo registro do ativo imobilizado
D - Veículo(AI)
C - Fornecedor(PC)/Disp.(AC)

Pelo ajuste dos exercícios anteriores
D - Ajuste de Exercícios Anteriores 2011, 2012, 2013[...]
C - Depreciação(AI)

Atenção. Deve-se obrigatoriamente inserir nas notas explicativas os procedimentos adotados.

Atenciosamente Felipe R.



"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.