x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.466

Aumento de Capital Social

Júlio Cesar da Silva

Júlio Cesar da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 16:47

Boa tarde, Amigos


Recebi uma solicitação de aumento de capital social de uma empresa, e uma alteração de valor considerável. Mas fiquei preocupado, gostaria de ajuda de vocês, há algum problema nesta alteração. Existe por parte do fisco uma comprovação deste valores, ou há alguma fiscalização da receita federal, com relação a este aumento. Quais os riscos que meu cliente está correndo com esta alteração.



Obrigado !!!!

Júlio Cesar

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 17:19

Tambem tenho a mesma duvida, sobre o Coaf, não tem que informar a eles o aumento do capital acima de 99k? li algo por cima, não lembro onde... tipo para que o Coaf analise a origem desses valores...

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
Paulo Suzuki

Paulo Suzuki

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 22:02

Boa noite, o aumento de capital social pode ser por meio de integralização em bens, distribuição de lucros e em moeda corrente pelos socios.

Dessa forma, não há nenhum problema aumentar consideravelmente o capital social desde que, o imovel a ser integralizado pertença a um dos socios e esteja avaliado no valor correspondente ao aumento do capital social, caso seja por distribuição de lucros, se há contabilidade para informar essa distribuição ou aplicando as aliquotas de presunção caso não tenha contabilidade e em moeda corrente pelos socios, caso esse aporte tenha sido justificado por meio dos IRPF do socio.

Mas cuidado ao aumentar o capital social, taxas municipais, taxas sindicais, dentre outras, tambem podem ser alteradas para maior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.