x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.780

Folga coincidente com feriado

Tamires de Oliveira Menezes

Tamires de Oliveira Menezes

Iniciante DIVISÃO 1, Operador(a) Caixa
há 7 anos Sábado | 30 abril 2016 | 06:31

Olá, sou nova no fórum e não achei nada nos arquivos que me solucionassem minha dúvida,

Trabalho em um supermercado em escala 6x1, e para essa quinzena trabalhei de seg a sáb folguei no domingo, e trabalhei novamente de seg a sáb para folgar novamente no domingo, mas esse domingo é 1º de maio e o mercado NÃO vai abrir, pois é feriado. A chefe da minha seção disse que não vai relocar as folgas de todos que folgariam no domingo, que perderíamos essa folga, sendo que todos os outros funcionários que folgariam durante a semana, tiveram as suas folgas e ainda não vão trabalhar domingo.
Isso é certo? Tem alguma lei que respalda a atitude da minha chefe? Ou alguma lei que assegura eu ter direito a minha folga e ao feriado?
Vi um vídeo na internet que explica que eu tenho direito, mas não mostra nenhuma lei envolvida. Como devo proceder?
Até mais.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sábado | 30 abril 2016 | 17:39

Tamires,boa tarde.
Converse novamente com ela, mostre o video (abaixo), ou verifique junto ao seu sindicato,.


Para feriado, ela pode negociar o dia da folga compensatória ou receber o pagamento dobrado se não houver a folga. Para o domingo, também pode ser em outro dia, porque o domingo é o preferencial, mas não necessariamente o repouso terá que ser dado no domingo. Pode ser em regra, de segunda a sexta-feira, antes do domingo trabalhado, ela pode negociar. Destacando que algumas atividades que se precisar trabalhar todo o domingo, é importante que no mínimo a cada sete domingos tenha o subsequente de folga



https://www.youtube.com/watch?v=iv0BYkvxHYA

g1.globo.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.