x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 12

acessos 4.550

Mensuração dos honorários periciais

Luiz Felipe da Silva

Luiz Felipe da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 7 anos Domingo | 1 maio 2016 | 18:29

Olá, sou estudante de Ciências Contábeis e estou precisando de uma ajudinha.
Este ano tenho uma disciplina que irá tratar especificamente sobre pericia contábil. Um dos requisitos para o bimestre atual é a elaboração e submissão de um artigo científico em um simpósio acadêmico que vai ocorrer na minha faculdade. Eu me comprometi a elaborar um artigo que tratará da remuneração do Perito Contador em trabalhos judiciais mas estou com dificuldades nos levantamentos do dados referentes às pericias. Informações como tipos de insumos utilizados, tempo de duração das fases e atividades e etc. Eu sei que vou ter que distribuir questionários a profissionais para a capitação dessas informações, mas queria saber se alguém sabe para quem/onde eu envio esses questionários ou se há outra forma de obter essas informações ?

OBRIGADO !!!
Luiz Felipe

DANIELE

Daniele

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 08:34

Bom dia Luiz Felipe!

Em se tratando de perícia contábil, o trabalho é realizado baseado na sentença do juiz, na sentença o juiz estipula o que deve ser pago ao reclamante ex: cálculo de horas extras, reflexos, adicionais etc... encima do período em que o reclamante trabalhou em determinada empresa, tudo isso acrescido a atualização monetária e juros, o perito contador é um profissional de confiança do juiz, sendo nomeado pelo mesmo. Quanto aos honorários, o perito pode arbitrar ou deixar que o juiz arbitre, também é analisado encima do tempo desprendido para realizar o cálculo, dificuldade etc...

Daniele Cruz

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 12:50

Felipe,
vendo seus questionamentos sobre conseguir informações de honorários de peritos, sugiro acessar esses sites de criação de formulários. Seria algo mais prático e pode ser enviado ao pessoal aqui mesmo do fórum.
Já respondi a algumas pesquisa aqui neste canal.

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
Jose Carlos filho

Jose Carlos Filho

Bronze DIVISÃO 2, Perito(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 junho 2016 | 11:35

Prezados Colegas, estou a disposição para sanar dúvidas quanto a Perícia Contábil, quanto a honorários o Juiz só arbitra quanto o Perito não estimar seus honorários. Há critérios para estimar honorários.


Abraço a todos!!!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 10:18

Bom dia pessoal,

Em breve o arquivo enviado pelo Cleberson Silverio da Silva será anexado ao tópico.
Aguardem...

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jose Carlos filho

Jose Carlos Filho

Bronze DIVISÃO 2, Perito(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 20:11

Prezado Sr. Cleberson Silva, é exatamente da forma como estimo meus honorários, melhor explicado seria impossível. Acredito ser mais próximo da realidade para um trabalho pericial.

Desejo Sucesso!!


Estou a disposição!!


Cordialmente

Rodrigo Aliandro Tancredi

Rodrigo Aliandro Tancredi

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 22:23

olá gostaria de perguntar aos colegas peritos que divulgaram esta tabela, qual o racional para tal taxa horária apresentada no valor de r$ 120,00 por hora. isto é só um exemplo ou é o efetivamente praticado por vocês??

em pesquisas realizadas tive dificuldade de encontrar bases para a taxa horária, não existe uma tabela indicativa para o estado de são paulo o que é péssimo, pois não temos como justificar nossas taxas perante o poder judiciário e os advogados sempre questionam para reduzir os mesmos, assim, ficamos sem argumentos e nosso valor sempre reduzido.

na tabela de honorários de peritos engenheiros por exemplo , a taxa horária é de r$ 360 reais.

nas tabelas de peritos contadores de outros estados como do paraná também os honorários giram em torno deste mesmo valor.

desta forma eu pergunto novamente se este valor de r$ 120 por hora é real??? por que está muito abaixo dos encontrados na pesquisa na internet e isto é péssimo, pois desvaloriza o trabalho e a profissão, portanto é muito importante entender que tipo de preço estamos praticando no mercado para não prejudicar ainda mais a categoria.

abaixo alguns links para referencia:

http://www.ibape-sp.org.br/util/arquivos/regulamento_de_honorarios.pdf

http://sescap-pr.org.br/camaras/tabela.pdf

sindcontrn.org

http://www.sindiconta-ba.org.br/conteudo/pub/003/cont/000026/000026.pdf

abraços

RODRIGO TANCREDI
HLB SPOT CONTABIL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.