x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 43.101

Imposto Consultoria

Corito Consultoria

Corito Consultoria

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 09:07

Gostaria saber as aliquotas e os impostos que devem ser pagos por uma empresa que presta serviços de consultoria empresarial, tanto na situação de lucro presumido, quanto de lucro real, para fins de compração.

Queria saber também quais impostos incidem no ato do faturamento ao cliente e quais aliquotas devem ser aplicadas.

muito obrigado.

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 10:10

Para consultoria em geral, no ato do faturamento a empresa tomadora de serviços, fará a retenção do 1,5% de IR no caso de notas fiscais acima de R$ 667,00 e de 4,65% Pis/Cofins /Csll, em notas acima de R$ 5.000,00. Os valores a serem pagos no Lucro Presumido são mensalmente 3% de Cofins sobre o faturamento Bruto e 1,65% de Pis sobre o faturamento bruto, 5% de ISS (tem que ver com a sua prefeitura sobre as aliquotas, no geral é 5%) e trimestralmente tem o IR que é 4,8% do faturamento bruto e CSLL que é 2,88 tambem do faturamento bruto (lembrando que nos casos de IR e CSLL são calculados sobre o faturamento do trimestre. Multiplicando o valor base por 32% para achar a base de cálculo e depois aplicar as aliquotas de 15% e 9% para IR e CSLL respectivamente). Para Lucro Real os calculos são um pouco mais complexos. Não daria simplesmente para explicar aqui no forum... Espero ter ajudado...

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 11:34

Alguém poderia, por favor, citar um exemplo de retenções em uma nota fiscal de prestação de serviços de consultoria, onde explane os seguintes casos:

Pessoa Jurídica no Presumido prestando serviços para Simples:



Pessoa Jurídica no Presumido prestando serviços para Outras PJ:




Fico grato desde o momento.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.