x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 7.046

Qual construtora e incorporadora abrir para venda de imóvel

Conrado de Barros Lima Marques Gontijo

Conrado de Barros Lima Marques Gontijo

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Civil
há 7 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 13:30

Olá!
Primeiramente quero parabenizar aos contribuintes que ajudam a esclarecer todas as nossas dúvidas. Parabéns!
Bem, vamos lá: sou engenheiro civil e tenho um empreendimento de residências unifamiliares, que são vendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Pelo fato do empreendimento ser pequeno, sempre vendi as casas pelo meu cpf. No mês passado saiu uma portaria no site do Ministério das Cidades onde diz que o vendedor de imóveis pelo PMCMV deverá ser exclusivo de pessoa jurídica. Portanto não me restou outra saída a não ser abrir a empresa. Mas antes, é claro, preciso pesquisar e aprender sobre qual empresa abrir.
O empreendimento consiste em 04 casas, onde gastarei em cada R$ 100.000,00 (valor total de cada imóvel) e venderei por R$ 135.000,00
Sempre pago 5% de corretagem. Então meu lucro em cada imóvel será de R$23.250,00. Ou seja, investimento de R$ 400.000,00 e lucro de R$ 93.000,00, sem considerar nenhum imposto a pagar.
Pelo que já pesquisei, já vi que Será EIRELI e Construtora e Incorporadora.
Dúvida: Abrirei Lucro Presumido, Lucro Real ou simples? Qual delas terei menos gastos com impostos e qual me permite a não ser obrigado a registrar funcionários. Alguma delas me permite a fazer apenas contrato de prestação de serviços com o empreiteiro?
No mais, agradeço a atenção!
Conrado Gontijo

André Luis Medeiros de Castro

André Luis Medeiros de Castro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 14:17

Boa tarde, tenho vários clientes com essas mesmas dúvidas, gostaria de mais informações à respeito desse assunto, ou seja, construtores pessoa físicas que agora se viram obrigados e se tornarem pessoas jurídicas para assinarem contrato junto a Caixa Econômica Federal, obrigdo

Rodrigo Farinon Rosa

Rodrigo Farinon Rosa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2016 | 17:35

Boa Tarde,

Minha duvida é a seguinte:

Meu cliente vai comprar terrenos para construção de casas (através de construtora contratada) e após concluídas realizara as vendas. Gostaria de somente confirmar a atividade da empresa que deverá ser constituída e o regime de tributação, que, entendo que seria 6810-2/01 Compra e Venda de Imóveis Próprios, e Optante pelo Simples Nacional segregando receitas pelo Anexo I? Alguem poderia me ajudar? desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.