x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 681

MEI e pessoa física

Ali

Ali

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 09:31

Olá,

Pretendo ser MEI para abrir uma loja virtual. Minha dúvida é se eu posso trabalhar também como pessoa física em outra atividade diferente da segmentada pelo CNPJ. Por exemplo, no desenvolvimento de aplicativos mobile. Eu posso fazer isso? Ou estou restrito apenas as atividades do CNPJ?

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 09:46

Bom dia,

Acredito que Sim, por ser Pessoa física não confunde com MEI.

Agora se você for mei e trabalhar de carteira assinada, se não me engano ao ser dispensado não terá direito a seguro desemprego, mais não garanto 100% a informação.

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"
Ali

Ali

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 11:47

Obrigado @Juliano e @Bruno. Eu não trabalharia como CLT e sim por conta própria. E também, a atividade não se encaixa como secundária do MEI que irei abrir (Na verdade nem está na lista). Como funciona neste caso? Eu tenho de mensalmente pagar aquele carnê-leão como pessoa física e como MEI pagar a taxa?

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 13:10

Olá,

então faz uma pesquisa mais profunda sobre a atividade, essa semana abri um MEI para um colocar de tacos, aqueles pisos de madeira, então no site do IBGE concla.ibge.gov.br eu encontrei o Grupo que é Seção: F CONSTRUÇÃO
Divisão: 43 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUÇÃO
Grupo: 433 OBRAS DE ACABAMENTO
Classe: 4330-4 OBRAS DE ACABAMENTO
Subclasse: 4330-4/05 APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS E DE RESINAS EM INTERIORES E EXTERIORES

e encontrei

4330-4/05 TACOS, TACÕES, TÁBUAS E OUTROS TIPOS ASSOALHOS DE MADEIRA, COLOCAÇÃO DE

Então, tenta achar um grupo e veja se dentro dele encontra-se o CNAE que deseja...

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.