x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 442

IRPF - Orientação para cliente sem rendimentos que possui mu

Wilson Humberto Silveira

Wilson Humberto Silveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 09:36

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se algum poderia me ajudar quanto a uma duvida para imposto de renda na seguinte situação:

Tenho um cliente que tem uma empresa de tecnologia da informação e esta inativa desde meados de 2015 , desde então não possui rendimentos . O mesmo tem vários bens financiados, uma despesa em torno de R$2.800,00 mensais. O que poderá acarretar problemas junto a receita federal, uma vez que não possui rendimentos para a quitação dos mesmos. O que poderia sugerir para este cliente? Que o mesmo recolha carne Leão e INSS , ou uma outra opção seria prestar consultoria na empresa da esposa , através de contrato de trabalho , recolhendo INSS e IR na fonte ?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 13:13

Boa tarde Wilson,

Se esta empresa paga despesa em valores aproximados de R$ 2.800,00 mensais, decididamente não está/esteve inativa.

Os únicos pagamentos que a despeito de feitos não exclui a empresa da inatividade é o de tributos e contribuições em atraso.

Se ele continua a prestar consultoria, deve ser via empresa dele e não na da esposa. Pois pode (sim) ser convidado "a dar explicações" de como uma empresa inativa continua pagando despesas e financiamentos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.