x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 677

Encerramento de MEI

Maria Cristine Wojcik

Maria Cristine Wojcik

Iniciante DIVISÃO 1, Distribuidor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 23:57

Olá, gostaria de uma informação se possível.
Com informações do Sebrae, dei baixa em empresa Mei, pois ultrapassei o limite anual de 60.000 e não tenho condições de arcar com as novas despesas.
consegui fazer a baixa como explicado. Mas, a baixa foi dada somente depois da declaração anual, aonde descobri que tinha ultrapassado, até então, estava a emitir nota fiscal normalmente.
Mas ainda tenho uma dúvida quanto as notas, me informei com o se faz se tinha que pagar algo em relação a elas e disseram que não, mas que seria bom ver na receita. O que devo fazer. Grata

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 5 maio 2016 | 07:56

Maria Cristine Wojcik

Olá, gostaria de uma informação se possível.
Com informações do Sebrae, dei baixa em empresa Mei, pois ultrapassei o limite anual de 60.000 e não tenho condições de arcar com as novas despesas.
consegui fazer a baixa como explicado. Mas, a baixa foi dada somente depois da declaração anual, aonde descobri que tinha ultrapassado, até então, estava a emitir nota fiscal normalmente.
Mas ainda tenho uma dúvida quanto as notas, me informei com o se faz se tinha que pagar algo em relação a elas e disseram que não, mas que seria bom ver na receita. O que devo fazer. Grata

Estimada,

A baixa do MEI, não exime o micro empresário do pagamento de eventuais valores devidos principalmente no tocante as contribuições contidas no DAS-MEI.

Dicas:

1 - promova uma pesquisa de situação fiscal do seu CPF em RFB - de sua jurisdição, essa pesquisa é gratuíta e nela apontará debitos existentes no seu CPF relativos ao exercicio da extinta empresa "MEI".

2 - se voce tiver um código de acesso [aquele, gerado a partir da combinação do ceu cpf + numeros de declaraçao e IRPF + data de nascimento], poderá ainda acessar o e-cac e verificar online sem a necessidade de dirigir-se a RFB loca.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 15:07

Olá Maria Cristine,

Não consegui entender muito bem a sua dúvida.

Você abriu o MEI quando e fechou quando?

De toda forma sugiro a leitura de dois artigos que tratam temas relacionados à sua dúvida:

MUDANÇA DE MEI PARA MICROEMPRESA

COMO CANCELAR UM MEI PASSO-A-PASSO

Abraços!

Roberto Rodrigues
*Abertura, encerramento e regularização de empresas;
* Serviços de Contabilidade em geral para Pequenas e Médias Empresas (Simples Nacional);
* Assessoria MEI - Microempreendedor Individual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.