x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 545

ST sobre o ncm 95042000

Aharon

Aharon

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 5 maio 2016 | 17:28

Olá,

Tenho uma fábrica em SC que é simples nacional, a qual nos envia as notas fiscais com o ncm do produto sendo 95042000 (bilhares). Pesquisei muito e vi que este ncm não existe na tabela de substituição tributária. Na nota fiscal não vem nem destacado o valor do icms.

Nós aqui de SP também somos simples nacional e eu estou pagando 18% de ICMS, sendo 12% de SC para SP e 6% de SP para SP, ou seja, estou pagando todos os impostos referente ao ICMS.

Minha dúvida é, isso confere? porque primeiro que o ncm não consta na lista de ST, segundo que quem paga esses 12% não é a fábrica?

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 5 maio 2016 | 18:08

Boa tarde Aharon,

Confere sim, entenda que as empresas do simples nacional em toda aquisição oriunda de outro estado, sendo revenda, consumo, indústria, ativo, etc. deve proceder com o recolhimento da diferença entre as alíquotas de acordo com o artigo 13º, inciso XIII, alíneas "g" e "h" da Lei Complementar 123/2006.

O ICMS conforme cita é pago por qualquer circulação de mercadoria, excetuado casos de isenção, não incidência e/ou diferimento, porém o que expõe como "a fábrica" seria no caso de substituição tributária, sendo ele o primeiro da cadeia, o início deste instituto. A este caso o fabricante (substituto) emite a NF com o valor considerado, cobra em total NF diretamente do cliente e repassa o valor ao estado destinatário em forma de GNRE e/ou outras guias conforme layout do estado.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.