x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 657

Michelle Aparecida da Silva

Michelle Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 08:29

Bom dia amigos tenho duvidas a respeito do sat, tenho uma padaria de bairro que emite nota fiscal modelo 2, ela pode emitir nota fiscal eletrônica, ao invés do sat. Ela não tem cupom fiscal é manual modelo 2. Se sim qual cfop colocar e preciso classificar o ncm? milhões de duvidas não sei como proceder.

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 08:50

Bom dia Michelle Aparecida da Silva Ramos

Bom dia amigos tenho duvidas a respeito do sat, tenho uma padaria de bairro que emite nota fiscal modelo 2, ela pode emitir nota fiscal eletrônica, ao invés do sat

R = Claro que sim! Você pode optar por emitir NF-e. Nós aqui, particularmente, aos nossos clientes do comércio varejista, não aconselhamos mesmo assim, o uso de NF-e ao invés do SAT. Por que? Porque para emitir NF-e você precisa de Internet constante no seu estabelecimento, sem contar as vezes em que o Portal NF-e entra em Manutenção (geralmente aos domingos). Daí, ficar emitindo NF-e em Contingência, pela burocracia, acho inviável. Com o SAT não, você pode trabalhar normalmente com as suas vendas, não dependendo de internet. Fica a dica!

Ela não tem cupom fiscal é manual modelo 2. Se sim qual cfop colocar e preciso classificar o ncm? milhões de duvidas não sei como proceder.
R = O CFOP vai depender da forma em que o produto está sendo tributado. Então pode variar de 5.102 (para tributados normalmente, isentos, não-tributados) e até mesmo 5.405 e 5.401 (produtos em ST) . Você terá que conversar com o seu departamento Fiscal para ajustar isso. Outra situação será a CST do ICMS ou CSOSN (se for Simples Nacional) que também terá que ser analisada. Em relação ao NCM, sem dúvidas será o mais importante de todas as informações, pois ele está atrelado ao tipo de produto que você está revendendo.

Coordenador Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
Youtube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/
Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565
Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 10:14

Bom dia Michelle,

Como nosso amigo Adilson expôs, é um pouco inviável usar a NF-e para comércios varejista. Embora de inicio o sistema SAT pareça um pouco complicado e absurdamente caro, pode facilitar e muito tanto a sua vida, como a de seu contador. Através dele você pode agilizar vendas e mesmo sem internet consegue emitir normalmente (claro que é necessária para a transmissão). Sei que é complicado para pequenos negócios investir mais de 2 mil reais em equipamentos e fora aderir a uma parcela mensal de um programa emissor, mas pense que isso ira se pagar além da vantagem de simplificar suas vendas. Hoje já tem no mercado programas com plataformas gratuitas para emissão de Cf-e SAT ou com valores menores a pequenas empresas.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Michelle Aparecida da Silva

Michelle Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 10:20

Então amigos agradeço pelas explicações. Mas enfim como eu havia dito ela não tem condição de aderir a este tipo de sistema no momento SAT. Mas caso eu oriente ela a emitir nota fiscal eletrônica ela não corre risco de autuação? queria um respaldo da lei poderia ser possivel. Porque se vc entra no site do sefaz fala que ela substitui a nota modelo 02 fica confuso

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 14:43

MIchelle,

Dê uma olhada nessa cartilha elaborada pela própria SEFAZ/SP. Nela são contidas perguntas e resposta sobre o sistema e seu uso. No topico 10, na página 11, você vai encontrar o que precisa e a base legal. Mas conforme dito anteriormente, ela pode emitir sim a NFE, basta ter o cadastro na SEFAZ, ter certificado digital e o programa emissor de notas fiscais instalado no microcomputador. Só lembrando que a SEFAZ/SP, já comunicou a todos que irá descontinuar o emissor gratuito a partir de Janeiro de 2017.

www.fazenda.sp.gov.br).pdf

Atenciosamente,

Marcelo Morais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.