x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 4.268

primeira admissão de um empregado

PAULA CRISTINA DAL PONT

Paula Cristina Dal Pont

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 07:25

Bom dia Colegas!

Algum procedimento (cadastro) especifico deve ser realizado no caso de uma admissão de um empregado que nunca trabalhou antes (primeiro emprego), independente da idade desde empregado, função que irá exercer...

Agradeço

Paula

FOCO, FORÇA, FÉ
Alex Bosco Bertol

Alex Bosco Bertol

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 07:48

O recolhimento será feito normalmente no PIS informado na carteira, só na hora de tirar o extrato ou se acaso precisar mexer com algo tipo o e-social ele vai da a informação que o PIS não foi cadastrado, e precisará ser feito o cadastro e se por acaso for urgente que você precise de uma informação, terá que esperar o tempo hábil para que a informação seja processada, no caso é bom fazer o cadastro no momento do registro já.
Da uma olhada neste tópico:

www.contabeis.com.br

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 08:43

Alex Bosco Bertol, essa nova CTPS digital que emitimos no MTE, já vem com um número de PIS.
Esse PIS não serve não?
Tem que tirar outro?



Isaac Ferreira

Isaac Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:07

Paula Cristina Dal Pont e Maiara vocês podem ligar para o 0800 da caixa e pedir informação sobre o número do PIS do empregado. Vocês vão precisar das informações dele e da empresa que será cadastrado. Caso não tenha informações na Caixa, terá que fazer o cadastro pelo Conectividade.

Alex Bosco Bertol

Alex Bosco Bertol

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:21

O numero do PIS serve, ele continuará o mesmo porem eu creio que ele não esteja ativado, isso começou tem um ano e meio acho, antes não era necessário.

Pra fazer o cadastro funciona assim:

o meu sistema gera um arquivo, logo apos vou no site http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx e clico quem acessar conectividade social icp, ai vc entra com o certificado digital do escritorio mesmo, e vai em caixa postal e depois em nova mensagem e seleciona ENVIO DE ARQUIVO CADASTRO NIS e depois é so seguir os passos ali colocar o nome do que quer que fique o arquivo selecionar o arquivo salvar e enviar e seguir na outra tela, pois nao tenho nenhum para poder enviar agora pra seguir pra outra tela.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:24

Alex Bosco Bertol, sim, eu também faço desse modo, mas somente quando a pessoa ainda não possui número de PIS.

Mas de que adianta então vir aquele PIS se ele não serve?
É meio sem lógica.



Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:25

Bom dia pessoal,

Eu estou acompanhando o tópico e percebi que não faço esse procedimento que o Alex falou. Quando se trata de primeiro emprego, eu entro no cadastro NIS, gero o número e anoto na carteira de trabalho. Só isso....preciso fazer esse cadastro que ele mencionou, com retorno na caixa de mensagem?

Agradeço desde já.

Alex Bosco Bertol

Alex Bosco Bertol

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:28

Então eu também não intendi essa lógica deles, mais é necessário esses dias aqui no escritorio eu estava fazendo uma geral de todas as empresas no consultacadastral.inss.gov.br para ver o que precisava ser arrumado para quando o e-social funcionar definitivamente e ocorreu de um funcionário que já estava registrado e com recolhimento no pis dele deu a informação que ele não estava cadastrado no pis, ai tive que fazer essa informação pois não havia sido feita.

Sandra Veríssimo

Sandra Veríssimo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:44

Eu procedo desta forma:

- Se o número do PIS vier na CTPS, consulto se está correto no consultacadastral.inss.gov.br
- Caso não venha explícito na CTPS ( vai que ele tenha e alguém esqueceu de anotar), vou neste site mencionado anteriormente. Realmente se ele não
tiver, acesso o Cadastro NIS (site da Caixa), lembrando que este procedimento ainda é burocrático, pois precisa da documentação do empregador
registrada em cartório e o Formulário FICUS, e o arquivo de retorno chega em +- 07 dias. A vantagem é que se aparecer outro funcionário
sem PIS, a empresa já estará cadastrada e após o lançamento das informações do novo empregado, a disponibilização do PIS será imediata.

Sandra L. Veríssimo
Aux. Depto. Pessoal
Alex Bosco Bertol

Alex Bosco Bertol

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 09:53

Então é que logo sera implantado o e-social, e ele é cheio de regras e eu estou arrumando todos os funcionários do escritorio para esse momento, e dai aqui consultacadastral.inss.gov.br com as informações digitadas vai dizer se está tudo correto, muitas vezes o cpf informado esta errado ou o que esta na caixa nao é o mesmo da receita federal e por ai vai, ai não sei se com os dados sem estarem corretos poderá ser feita a importação para o e-social por isso ja estou me antecipando.
E sobre o cadastramento do PIS para primeiro emprego da maneira que eu mencionei, foi a forma que eu aprendi.

Espero ter ajudado.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 17:20

Paula Cristina Dal Pont

Acesse o Conectividade Social>>menu empregador tem a opção Cadastro Nis. Vai abrir um formulário online onde vc deverá preencher os dados do funcionário e o sistema te informará automaticamente qual o PIS ativo. Normalmente é o mesmo que consta na CTPS desse modelo novo.

Não é mais aceito DCN na Caixa. O procedimento mais rápido é este que te informei. Se nçao conseguir acesso com o certificado da empresa tente com o da contabilidade e altere para o CNPJ da empresa em questão.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tiogo Onofre

Tiogo Onofre

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 17:29

Em situações assim faço da mesma forma que a Karina passou. E mais fácil e rápido. Caso o empregado já tenha número de PIS, irá aparecer pis localizado e o número. Caso não tenha, irá aparecer pis cadastrado. Este número estará constando no sistema da caixa a partir do primeiro recolhimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.