x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 12.939

NF de Entrada, Data de Emissão ou Data de Entrada?

Jeferson Gelain

Jeferson Gelain

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 08:28

Olá, preciso tirar uma dúvida.

Quando se tem uma Nota Fiscal de Entrada nos últimos dias do mês e este chega no meu cliente no início do mês como é considerado isso? Lembro que o xml quando vem para a contabilidade, ele vem com a data da emissão e não a data de recebimento do meu cliente. Eu entendo que para meu cliente ele pode dar entrada no dia do seu recebimento, porém para fins de imposto a nota deveria ser lançada no mês de sua emissão ou estou errado? Por ex: este mês notas de devolução de mercadorias e estas estavam com data do dia 30/03 e outra com dia 28/03 e ela somente registrou em seu estoque dia 04/04, mas para que eu possa abater essas notas no imposto do Simples Nacional, ela não deveria ser lançada no mês 03/2016 ? Por ser nota eletrônica a receita não considera a data da emissão?

Eu penso que para fins de imposto e contábil teria que ser registrado com a data da emissão da nota e não pela data de recebimento da mercadoria nesse caso para a contabilidade.

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 10:24

Jeferson Gelain,

quanto a notas de entradas não há um critério muito rigoroso, como nossos amigos acima falaram, pode lançar na data de de emissão e especificar a data de entrada.

caso fosse notas de saídas, deverá calcular os impostos em atraso e fazer o recolhimento das guias e retificar tudo que for preciso. (SPED, GIA, etc)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.