x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 17.684

Forma de Contabilização do INSS

Filipe Freires Lima da Silva Correia

Filipe Freires Lima da Silva Correia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 15:30

Boa Tarde galera.
Estou com uma duvida a respeito da contabilização do INSS.
Meu professor aplicou a prova com a seguinte questão abaixo, porem desde que recebi o gabarito estamos discutindo a respeito dessa questão, ele pediu para eu pegar um embasamento legal.
Porque pelo que eu entendi dessa questão o encargos da empresa e somente os 23% e não 34%, que no caso seria letra B, porem ele insiste em dizer que e letra C.
Alguém poderia me ajudar com o embasamento legal?

Segue questão abaixo:

A empresa elaborou a folha de pagamento de pessoal da área administrativa com salários no montante de R$ 30.000,00. É de 34% a alíquota total da Previdência, sendo 11% da parte dos empregados e 23% da parte patronal. A contabilização dos encargos da empresa com a Previdência é:

a) Despesas com Salários a Contribuições a Recolher R$ 3.300,00
b) Despesas com Previdência a Contribuições a Recolher R$ 6.900,00
c) Despesas com Previdência a Contribuições a Recolher R$ 10.200,00

d) Despesas com Salários a Contribuições a Recolher R$ 30.000,00

Weberson Kaleb

Weberson Kaleb

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 15:58

Boa tarde Filipe,

Seu professor está certo amigo, pois a questão é quase uma "pegadinha", porque todas as opções de resposta no final tem "a recolher", e em 100% dos casos, contas com esse final estão no passivo. Ou seja, tanto despesa com INSS da parte patronal da empresa, como o que é descontado dos funcionários na folha de pagamento, no final das contas vão para o passivo, que comporta o valor a recolher da empresa e dos funcionários, onde é emitida a guia do GPS a pagar.

No caso;

D - Despesa com INSS Patronal(Despesa)"valor que é tributado a empresa, 23%" - R$ 6.900,00
D - Salários à pagar(Passivo) "valor que é descontado na folha de pagamento, 11%" - R$ 3.300,00
C - Despesa(note que aqui que está a pegadinha, ele coloca "despesa" no passivo) com Previdência a Contribuições a Recolher(Passivo) - R$ 10.200,00

Espero que eu tenho sido claro.

At.,
Weberson Kaleb

"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir."
- Albert Einstein
Ramon Rocha

Ramon Rocha

Bronze DIVISÃO 2, Técnico
há 7 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 17:51

Boa Tarde!
No meu modo de ver a questão, a resposta correta é a letra B, pois no enunciado pede a contabilização dos encargos da EMPRESA com a Previdência, nesse caso não podendo ser a letra C, pois o INSS descontado do funcionário não e uma despesa da empresa, porque não e a empresa que paga, e sim o próprio funcionário, ficando a empresa responsável por apenas repasar o valor de INSS a previdência.

Weberson Kaleb

Weberson Kaleb

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 09:55

Bom dia!

Ramon, concordo com você, acho que o professor falhou nessa parte, quando ele fala "encargos da empresa com a Previdência", ele quer dizer o valor da empresa a pagar(valor total da guia), a questão pode então, ser claramente anulada, pois ele se atrapalhou na formulação da pergunta. Se você observar as respostas, as contas pela nome, estão no passivo, e no que compete o passivo, é a soma do valor descontado dos funcionários na folha e o valor da parte patronal da empresa.

At.,
Weberson Kaleb

"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir."
- Albert Einstein
George Batista

George Batista

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 07:59

Bom dia prezados!
Vendo a situação acima, mesmo atrasado, gostaria de opinar informando que para mim a resposta correta é a letra "C".

Tendo a base de 30.000 como salário.
a contabilização seria a sim ao meu modo.

D-Despesa INSS patronal - > 6.900
C-INSS a pagar -> 6.900

D- Salário a pagar->3.300 (Descontado do funcionário)
C- INSS a pagar->3.300

O termo utilizado na questão "Encargo" possui a definição "Ato ou efeito de encarregar, Condição onerosa, Incumbência, obrigação, Responsabilidade por dívidas."

Ou seja, é obrigação da empresa repassar o valores a previdência, a origem não importa aqui, pois estamos tratando o montante, e não o valor idividualizado.

Dessa forma somando os dois, o valor passa a ser de 10.200.

Se o professos considerou a resposta da "B" como correta, favor informar para consultas de outros colegas.


Att;

Thamires Almeida

Thamires Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 08:26

No meu ponto de vista a opção correta é a letra C.

Quando ele diz "Encargos da empresa com a previdência" eu entendo que seja tudo devido para a previdência, o responsável pelo recolhimento do INSS do funcionário é a empresa. O valor total que ele vai recolher para a previdência é R$ 10.200.

Filipe Freires Lima da Silva Correia

Filipe Freires Lima da Silva Correia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 09:09

Correto, concordo com a resposta do George e Thamires, entretanto as alternativa falam em despesas e não do Passivo.

b) Despesas com Previdência a Contribuições a Recolher R$ 6.900,00
c) Despesas com Previdência a Contribuições a Recolher R$ 10.200,00

Ao meu ponto de vista quando se trata de encargos da empresa e Despesa que a empresa tem com a Previdência e somente 23%.

Ele esta falando de Despesas e não Passivo. Vocês concordam comigo?

Thamires Almeida

Thamires Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 10:03

Felipe,
pelo menos aqui onde eu trabalho a provisão de INSS dos funcionários é feita em contra partida com Despesas Trabalhistas - Salários e Encargos - na conta de Encargos de INSS, ex:

D- Encargos de INSS
C- INSS a recolher

D- Salários a pagar
C- INSS a recolher

Não consigo explicar muito bem, mas eu entendo que seja contabilizado como uma despesa entrando na DRE porque independente do desconto em folha é uma obrigação da empresa de pagar e altera o resultado e ai o desconto dos funcionários é feito pelo passivo em salários a pagar e INSS a recolher em um lançamento permutativo.

George Batista

George Batista

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 10:08

Bom dia Filipe,
Agora compreendi a situação ao todo, infelizmente o correto não sou eu, nem mesmo você.

Pois bem, a pergunta final, após a apresentação do dados é "A contabilização dos encargos da empresa com a Previdência é:"
como demostrado acima, a reposta correta seria a letra "C".

Mas a opções são apenas para a situação das despesas.
a) Despesas com Salários a Contribuições a Recolher R$ 3.300,00
b) Despesas com Previdência a Contribuições a Recolher R$ 6.900,00
c) Despesas com Previdência a Contribuições a Recolher R$ 10.200,00
d) Despesas com Salários a Contribuições a Recolher R$ 30.000,00

Desse modo a correta seria a letra "B", como apresentado por você.

Seu professos pede uma coisa, e aplica das respostas de outras, ou sejá, ele se confundiu, acredito que ele tentou fazer uma pegadinha, e acabou trocando os pés pelas mãos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.