Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 478

Anexos do Simples Nacional

Raimundo Nonato de Araujo Chaves

Raimundo Nonato de Araujo Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 15:48

Olá pessoal, boa tarde!!
Gostaria de saber se é possível enquadrar a receita mensal em 2 anexos, por exemplo: A empresa presta serviços de consultoria (Anexo VI) e treinamento gerencial (Anexo III). Posso segregar as receitas conforme a natureza ou só posso optar por 1 anexo?
Agradeço desde já.
Raimundo Nonato

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 15:53

Raimundo Nonato de Araujo Chaves
Boa tarde!

Não só pode como deve segregar as receitas para apuração do valor do imposto devido na forma do Simples Nacional.

Informe a receita total, depois cada qual em seus respectivos anexos e todo o trabalho restante é feito pelo próprio aplicativo Pgdas-D, gerando
uma única guia DAS para recolhimento total dos tributos.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 15:59

Boa tarde Raimundo!

Não existe isto de enquadrar em somente 1 anexo, pois o enquadramento em cada anexo varia com o tipo de atividade exercida durante prestação de serviço. Portanto, uma empresa pode utilizar mais de um anexo. conforme atividade exercida.

O grande problema do enquadramento está na comprovação do serviço prestado, já que muitas vezes o serviço não é um bem tangível.

Em caso de fiscalização, se o fiscal entender que o enquadramento foi realizado erroneamente - ou seja, você pagou alíquota de 6% (Anexo III), mas deveria ter recolhido 16,93% (Anexo VI) - estará sujeito à aplicação de multa, além de pagar a diferença do imposto com juros.

Por isso, é muito importante que você tenha a comprovação que exerceu atividade conforme imposto recolhido, para facilitar, Inclua como objeto social exatamente as atividades que você exerce, Formalize um contrato de prestação de serviços com seu cliente e Inclua a descrição do serviço na Nota Fiscal.

Boa Sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.