x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 34

acessos 6.868

contabilidade tributaria

FRANCEILA THOMAZINI VANINI

Franceila Thomazini Vanini

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Domingo | 15 maio 2016 | 10:33

Bom dia!

Estou com exercício para resolver de contabilidade tributária e estou perdida. Por favor se alguém poder me ajudar ficarei muito grata, estou com dificuldades.
Segue abaixo o exercicio:

Dados para preparar o 1º Quadro Comparativo: Lucro Presumido X Lucro Real
*Aquisição a prazo de matérias-primas no valor de R$ 77.318,00 com 15% de ICMS e 12%
de IPI.
*Vendas a prazo no valor de R$ 157.712,00 com 15% de ICMS e 19% de IPI.

Pede-se para o Lucro Presumido e o Lucro Real (separadamente):
a) Apurar e demonstrar todos os cálculos para a tributação da aquisição das matériasprimas
e também contabilizar essa operação.......................................................(3,0)
b) Apurar e demonstrar todos os cálculos para a tributação sobre a venda dos produtos
e também contabilizar essa operação.................................................................(3,0)
c) Apurar, demonstrar e contabilizar Impostos a Recuperar X Impostos a Pagar.....(2,0)
d) Elaborar o 1º Quadro Comparativo de apontamento ganho ou perda tributária com
um breve relatório..........................................................................................................(2,0)
Importante: todos os cálculos precisam estar demonstrados, caso contrário, as respostas não serão aceitas.

Desde já agradeço atenção e qualquer ajuda já é valida para mim.

Obigada

patricia martins dos reis

Patricia Martins dos Reis

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 13:17

vou apenas complementar o exercício pois também estou com a mesma duvida

o em vista a disciplina contabilidade tributaria, gostaria que pudessem me auxiliar no seguinte exercício:


Após algumas turbulências em nossa economia, o Brasil voltou a crescer, o que contribui com
mais empregos, investimentos, tributos; enfim, a sociedade como um todo passa a ser beneficiada,
inclusive a economia internacional, uma vez que hoje o mundo é globalizado!
A Indústria e Comércio de Alimentos Congelados Belo Gosto Ltda. está no mercado a cerca de
cinco anos e aos poucos vem conquistando tanto o mercado local (situa-se na região sul do nosso
país) quanto outras localidades e, em breve, pretende exportar seus produtos.
Recentemente, a “Belo Gosto” passou por uma reestruturação organizacional e foi contratada
para o cargo de contadora a Sra. Júlia de Mesquita que, com sua experiência comprovada, vem
promovendo diversas reuniões na empresa, sempre com a preocupação de evidenciar o potencial
dessa empresa.
O Sr. Rubens assumiu a Diretoria Geral da “Belo Gosto”, após a morte de seu pai, o Sr.
Ronaldo, porém, por ter formação na área de saúde (ele é enfermeiro padrão), está com muita
dificuldade sobre a gestão financeira da empresa, porém, entende que sem um planejamento
adequado poderá ter sérios problemas com os diversos compromissos assumidos. Solicita a
Sra. Júlia mais informações a respeito e, para tanto, uma reunião foi agendada.
A Sra. Júlia, profissional experiente, prepara uma simulação sobre a tributação relacionada
com aquisições de matérias-primas e venda de produtos e também um quadro comparativo
sobre possíveis ganhos/perdas no caso da “Belo Gosto”, alteração da tributação sobre o
resultado, passando de lucro presumido para lucro real, inclusive com um breve relatório que
possa melhor explicar tal situação.
Considerando-se que a “Belo Gosto” também pretende exportar seus produtos, a Sra. Júlia
também preparou um quadro comparativo sobre a tributação, ou seja, em relação às vendas no
mercado interno e externo.
Dados para preparar o 1º Quadro Comparativo: Lucro Presumido X Lucro Real
 Aquisição a prazo de matérias-primas no valor de R$ 77.318,00 com 15% de ICMS e 12%
de IPI.
 Vendas a prazo no valor de R$ 157.712,00 com 15% de ICMS e 19% de IPI.
Pede-se para o Lucro Presumido e o Lucro Real (separadamente):
a) Apurar e demonstrar todos os cálculos para a tributação da aquisição das matérias primas
e também contabilizar essa operação
b) Apurar e demonstrar todos os cálculos para a tributação sobre a venda dos produtos
e também contabilizar essa operação
c) Apurar, demonstrar e contabilizar Impostos a Recuperar X Impostos a Pagar
d) Elaborar o 1º Quadro Comparativo de apontamento ganho ou perda tributária com
um breve relatório

fernanda pinheiro silva

Fernanda Pinheiro Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 16:01

boa tarde tbm estou com o msm exercicio, poderiamos criar um grupo no watts para nos ajudar, oq vcs acham? eu so rascunhei alguns calculos mas nao cheguei a lugar algum
meu telefone se alguem quiser montar um grupo Oculto

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 08:19

bom dia

meu whats Oculto

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Gisele Cristina Caraça Alves

Gisele Cristina Caraça Alves

Bronze DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 23:16

Oi Pessoal..o meu trabalho é igual o de vcs, estou na mesma sofrência..rsrs.. porém eu tenho um grupo no Whats somente da Unip e de Contabilidade, e também estamos tentando resolver esse problema... se vcs quiserem eu add vcs.. preciso de ajuda também.. se vcs quiserem eu add todos vcs.. Meu celular é (11) 9 7229 - 7343

ELAINE SALADINI DAMASCENO

Elaine Saladini Damasceno

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 08:54

Se puderem adicionar nos grupos, agradeço!! Meu nº Oculto

E se alguém obteve algum progresso e puder passar para o meu e-mail é @Oculto

Estou perdida com esse trabalho...não sei nem por onde começar.

leonardo alex ramos de melo

Leonardo Alex Ramos de Melo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 12:49

Gente vamos lá.


Como a questão em se nos da somente dados básicos fiz o seguinte:


Pelas compras de insumo e seus respectivos créditos:


Cálculos> 77.318,00 x 12% = 9.278,16 ICMS
Cálculos> 77.318,00 x 15%= 11.597,70 IPI

D>ESTOQUE - 56.442,14
D>ICMS A RECUPERAR 9.278,16
D>IPI A RECUPERAR 11.597,70
C>FORNECEDOR 77.318,00



Pelas Vendas de Mercadoria.

C>RECEITA SOBRE VENDAS 157.712,00
D>CLIENTES. =

Impostos incidentes sobre a receita

CÁLCULO: 157.712,00 X 15% = 23.656,80 ICMS

D> ICMS S VENDA 23.656,80
C>ICMS A RECOLHER

CÁLCULO: 157.712,00 X 19% = 29.965,28

D> IPI S/VENDAS 29.965,28
C>IPI A RECOLHER

O comparativo que a questão pedi é fazer o encontro de contas a recuperar e a recolher do ICMS E IPI! Como é visível nós temos muito mais obrigações que diretos ou seja nossos créditos estão menores que nossos débitos logo:

IPI A RECUPERAR>9.278,16
IPI A RECOLHER> 29.965,28

IPI A PAGAR > 14.378,64

ICMS A RECUPERAR> 11.597,70
ICMS A RECOLHER> 23.656,80

ICMS A PAGAR> 12.059,10

A dúvida que eu tenho é por qual razão foi pedido o comparativo do Lucro Real x Lucro Presumido se os dois regimes são obrigados a adotar a não cumulatividade para o ICMS e IPI.


Acho que é tudo.





leonardo alex ramos de melo

Leonardo Alex Ramos de Melo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 16:11

Elaine, como o exercício não explanou o PIS E O COFINS, pensei que era somente o ICMS E IPI, então o lançamento ficará desta forma:


D>ESTOQUE - 49.290,23
D>ICMS A RECUPERAR 9.278,16
D>IPI A RECUPERAR 11.597,70
D> PIS A RECUPERAR 1275,74
D>COFINS A RECUPERAR 5876,17
C>FORNECEDOR 77.318,00




PS: Alíquota do COFINS/PIS, 7.60% e 1,65% respectivamente.

EDSON CABOCLO

Edson Caboclo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 29 maio 2016 | 11:18

muito bom dia , pessoal tbm estrou com duvidas, quem consegui posta ai.

duvidas, tbm se calcula pis e cofins na compra.

nÃo e apenas nas vendas. sendo que temos que calcular nos dois lucro/presumido e real

Andressa Ferreira

Andressa Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 13:23

Edson, sobre o IRPJ e CSLL fui informada que não precisam ser apurados. Confiei no que me disseram, até mesmo porque não aprendemos isso ainda.

Stefanny, não se preocupe tanto com a postagem do trabalho hoje, pois foi prorrogado para o dia 06/06/2016. Está no aviso no ambiente virtual, caso queira confirmar.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.