Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 662

Duvida sobre a obtenção do MEI (Micro Empreendedor Individua

Jucélio Verissimo

Jucélio Verissimo

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Domingo | 15 maio 2016 | 16:57

Boa Tarde!

Estou iniciando um trabalho como Micro Empreendedor, estou abrindo uma pequena loja online para venda de "CD KEYS" ou "CHAVES DE ATIVAÇÃO" de jogos DIGITAIS, mais tenho algumas duvidas com relação ao MEI e espero que possam me ajudar!

1) no meu caso, como vou vender apenas "produto intangível" online para pessoas físicas, eu sou obrigado a emitir nota fiscal?

2) para obtenção do MEI notei que na pagina do portal do empreendedor, consta os seguintes valores, valor fixo mensal de R$ 45,00 (comércio ou indústria), R$ 49,00 (prestação de serviços) ou R$ 50,00 (comércio e serviços), alguém sabe qual destas categorias se encaixa a minha modalidade?

3) para cadastramento do meu MEI pelo portal do empreendedor, eu sou obrigado ter alguma conta corrente?

4) é possível realizar todo o processo de cadastramento do MEI (e obter o CNPJ) pela internet usando o portal do empreendedor sem ser necessário realizar algum processo externo, como por exemplo, ir a prefeitura solicitar algum documento?

5) minha loja é somente online, eu devo mesmo assim cadastrar o endereço da minha casa normalmente durante o registro do MEI como meu local de negocio?

6) um indivíduo com o MEI (e CNPJ) é uma pessoa FÍSICA ou JURÍDICA ? (se for jurídica, eu poderia neste caso, contratar um serviço de internet para usar no meu computador de trabalho como pessoa jurídica? (os planos jurídicos são mais rápidos onde moro, isso facilitaria o meu trabalho com minha loja online)

Paulo Suzuki

Paulo Suzuki

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 15 maio 2016 | 19:10

Boa noite!!

Apos a formalização do MEI voce deve ir a prefeitura para retirar o alvara de funcionamento.

É interessante que a empresa tenha uma conta corrente da propria empresa, para não correr o risco de ser tributado integralmente pelo IRPF caso todo dinheiro entre na sua conta, e tambem para caso queira algum financiamento e ate mesmo para receber o dinheiro das vendas.

Jucélio Verissimo

Jucélio Verissimo

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 16:58

Boa Noite!

Agradeço pela resposta!

mais acho que não era muito bem o que eu pretendia saber.

assim, de forma mais simplificada.

minha loja mesmo sendo somente para vendas "online" (não há loja física) eu ainda sim preciso ir a prefeitura para solicitar o alvará? sim ou não?

uma pessoa que possui o MEI é pessoa Jurídica? (se for jurídica, eu poderia neste caso, contratar um serviço de internet para usar no meu computador de trabalho como pessoa jurídica? (os planos jurídicos são mais rápidos onde moro, isso facilitaria o meu trabalho com minha loja online)

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 17:47

Boa tarde Jucélio,

Toda empresa nova deve se dirigir a prefeitura (seja por site ou pessoalmente) para solicitar a inscrição municipal. O MEI, de fato, é uma pessoa jurídica (possui CNPJ, Inscrição estadual (se aplicável)). Entre em contato com a operadora de serviços de internet, e eles lhe informaram melhor.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 17:57

Boa noite.
Moro em São Paulo capital, hoje fui ate u8ma subprefeitura para pedir o desbloqueio da minha senha web.
Não tive problemas na subprefeitura, ja recebi o email da mesma para confirmar meu e-mail.
Agora vem minha duvida:
Quanto tempo demora para ser liberado a minha senha web?
Quanto tempo dura essa minha senha?
Como faço para ter um certificado digital?
Obrigado
Carlos Eduardo

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 07:54

Bom dia Carlos,

Provavelmente já deve estar liberada. Acredito não ter validade essa senha (verifique com a subprefeitura se há, uma vez que em casa municipio rege um sistema diferente).

Quanto a certificação digital, você deve se dirigir a algum posto de qualquer certificadora, ou adquirir por algum site, pagar o boleto e verificar toda documentação solicitada, fazer o agendamento nos postos da certificadora para a emissão do certificado.

Atenciosamente,

Marcelo Morais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.