Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 556

Empresario Individual para Limitada

Marluce Rocha Pereira

Marluce Rocha Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 16:01

Estou graduando em Ciências Contábeis e tenho que fazer um trabalho sobre uma empresa que era empresário individual e foi vendida para três sócios que querem transforma-la em Limitada, como se da este processo, gostaria que me informassem o passo a passo desta transação, tipo de contrato, qual órgão procurar, preciso montar uma pasta com todos os procedimentos.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 20:31

Marluce,
Esse é um procedimento de transformação de uma natureza jurídica de empresário individual para uma sociedade limitada. Eu poderia descrever como ocorre o processo, mas os procedimentos do passo a passo da Junta Comercial serão mais claros pra você. Após analisar, caso reste dúvidas volte a postar no fórum.

Transformação empresário individual em ltda e vice versa

abs.

Marluce Rocha Pereira

Marluce Rocha Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:42

Ola, muito obrigado pela ajuda, so restou uma duvida quanto ao processo, depois de feita a transformação para LTDA, sera feito um novo contrato com os novos sócios, como faço para eliminar o nome do empresário individual do novo contrato, visto que a empresa foi vendida e ele não fara parte da nova sociedade.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 16:05

Marluce,
Quando ocorre a saída de um sócio deverá ser elaborada uma alteração no contrato social da firma com uma cláusula de saída de sócio, onde deve descrever as condições da saída do sócio, bem como a destinação dos seus haveres. Da mesma forma, deverá ter uma cláusula com admissão de sócios novos especificando as condições da sua entrada. Faça buscas na internet com esse tema (alteração contratual com saída de sócio) que você achará alguns modelos. Depois de elaborado o contrato, deverá providenciar o cadastro nacional sincronizado onde você informará todas as alterações efetuadas para a Receita Federal. Em seguida faz-se o registro do contrato na junta comercial e atualiza o cadastro no município.

at.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.