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Consulta qualificação cadastral (eSocial)

Denis do Nascimento

Denis do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 13:27

olá boa tarde..

sobre a consulta qualificação cadastral apareceu a seguinte mensagem: o número de cpf informado não consta no cadastro da caixa.
então fui até a cef atualiza meu cpf dia 05/05/16 hoje dia 17/05/16 é a msg ainda continua.

obs: sou analista de ti, estou mudando de emprego, e preciso desse documento para a nova empresa
não sei o que fazer.

alguém já passou por esta situação??
e o que fazer???
help

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:11

Boa tarde.

Se a mensagem diz que o erro está na CAIXA, não existe outra forma melhor para arrumar o problema do que ir novamente na CAIXA, informar o que está acontecendo e ver o que eles irão informar!

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:35

Boa tarde Denis,

Este problema também já ocorreu comigo, tanto no meu CPF quanto no CPF dos empregados dos meus clientes, sempre que ocorria orientava o pessoal a ir até a Caixa (pois é óbvio, como o Lourival mencionou), só que, percebi que não estava dando certo quando ocorreu o erro com o meu CPF, fui até a Caixa só que não deu certo, o erro persistiu.

Participo de um grupo de D.P no Facebook, vi uma postagem sobre isso, onde a pessoa (com o mesmo problema) se dirigiu até a Previdência Social, e adivinha? O erro estava lá! Agora, não posso lhe garantir nada, pois ainda não fui até a APS para verificar isso.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:48

O programa do governo é tão bom que não consegue nem dizer direito onde está o erro rsrsrs.
Só no Brasil tem disso rsrsrs

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 16:04

Boa tarde!

Referente à esse erro, abri uma ouvidoria na Previdência Social e tivemos o retorno (após várias tentativas), resta saber se vai dar certo, por telefone já adianto que não dá. Tem uma funcionária que irá pessoalmente no INSS, agendou para julho apenas.



Prezada,

Segue orientação de como proceder para regularização do problema apresentado, conforme manual de perguntas e respostas e-social.

Perguntas e Respostas do e-Social – Versão 3.1 de 04 de abril de 2016
_______________________________________________________________________
22. Na qualificação cadastral, o sistema retorna a seguinte mensagem: O número de CPF informado é diferente do existente ou não consta no Cadastro da CAIXA. Como proceder para regularizar?
A regularização pode ser realizada da seguinte forma:
 Pelo empregador que possui certificado digital, utilizando os serviços de cadastramento do NIS disponível no Conectividade Social (em lote ou online). Observar orientações contidas no endereço http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/Paginas/default.aspx, e os documentos disponíveis na área de download: Layout Padrão Empresa e Envio de Arquivo CNS – Orientações (Cadastro NIS em Lote) e Manual para cadastramento online do trabalhador pelo Conectividade Social (Cadastro NIS Online).
 Pelo trabalhador, dirigindo-se a uma Agência da CAIXA portando documentos pessoais e informando o número do PIS/NIS.
Atenção! Está ocorrendo um problema em que o número do CPF está corretamente apropriado na CAIXA, mas não consta no CNIS. Neste caso, para resolver seu problema cadastral no CNIS o trabalhador pode ligar no PREVIFONE 135 e solicitar a inclusão do CPF.


Atenciosamente,
Ouvidoria-Geral da Previdência Social

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
WILLIANS SANTOS

Willians Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 15:27

Prezados, boa tarde!!

Referente a postagem da nossa amiga Viviane, gostaria de compartilhar um caso que acorreu comigo. Tinha um caso de inconsistência cadastral que o número do CPF estava diferente ou não consta na CEF, o funcionário compareceu a uma agência para tentar sanar o problema, porém não obteve sucesso, tentei regularizar a situação do mesmo pelo sistema Dataprev da previdência social, no inicio achei que resolveria pois aparecia a seguinte informação " NÃO CONSTA A INFORMAÇÃO DO CPF NA BASE DE DADOS DO CNIS, A QUAL SERÁ ATUALIZADA COM (número do CPF)", pois bem, não houve alteração alguma, entrei em contato no 135 e fiz a mesma atualização por telefone, confirmei todos os dados pessoais e fizemos a atualização do cadastro do funcionário, a informação era que 48 horas após o mesmo já estaria com seus dados atualizados na base do CNIS e que em nova consulta no E-social a situação estaria como apto.
Mas uma vez fui "surpreendido" pois além de não estar apto o motivo que antes era CPF diferente na CEF, se tornou número do CPF não consta no cadastro do INSS, como pode isso!!! Logo nesse canal onde a informação foi atualizada tanto via internet quanto via telefone pelo próprio funcionário da previdência social!!!

Por favor alguém passou por situação parecida, e se tem alguma solução efetiva para essa questão que não implique em ter que deslocar o colaborador a um desses postos sob risco do mesmo não conseguir resolver o problema.

Grato
Willians Santos.

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 15:47

Boa tarde Denis,

Referente a mensagem ao tentar fazer a Qualificação Cadastral: número de cpf informado não consta no cadastro da caixa, a solução mais eficaz é:

Ligar no fone 135 da APS, solicitar a opção 05, após isso explicar ao atendente que você deseja fazer a inclusão do número do CPF no sistema, devido ao E-Social, favor frisar bem esse nome, pois os atendentes são muito confusos lá.. Eles vão lhe passar para um outro setor específico desse tipo de inconsistência, o qual irá solicitar que você confirme diversos dados para concluir seu cadastro. Após confirmar os dados necessários, a correção é automática e você já estará com seu cadastro ok junto ao INSS. Tenho diversos casos assim e todos estão sendo resolvidos dessa maneira.

Abs.

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 10:49

Não é necessário. Basta acessar o site do Esocial e com os dados dos funcionários efetuar a Consulta On-line.


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 11:08

Colegas, para este erro do CPF vcs já tentaram preencher o formulário de cadastro NIS pelo Conectividade Social?

As vezes que tive esse erro fiz a atualização cadastral pelo conectividade e não tive problemas mais.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 11:44

Karina Louzada bom dia!

Como você fez a atualização pelo conectividade? Através do NIS em lote?

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 17:43

Viviane

Pelo Conectividade, no menu empregador tem a opção Cadastro Nis, é um formulário online que serve tanto para novos cadastros quanto para atualizar os dados de quem já tem PIS.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 10:35

Karina Louzada, bom dia,

Eu já tentei acessar por este meio, mas estou tendo dificuldades, a única opção que está ativa para mim é "Inclusão de Pessoa Natural", todas as outras (consulta, etc) estão bloqueadas.

Podes, por favor, informar o passo a passo que você faz?

Agradeço.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 11:11

Andréia

É isso mesmo, vc vai inserir todos os dados do funcionário que o sistema irá puxar o PIS dele caso já tenha e irá atualizar a base de dados ou irá criar um novo PIS caso não possua.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 11:15

Karina Louzada bom dia!

Nesse caso, para acessar o NIS empresa pelo conectividade preciso estar com o certificado do cliente correto? Eu vi essa opção, mas o que me gerou dúvidas é a data de vínculo...pois entendo que seria a data da admissão né? Ontem tentei colocar a data de admissão mas não consegui acessar, o sistema disse que não estava correto, aí pensei em clicar em "confirmar cadastro retroativo", mas tive medo de gerar outro número para o empregado.

Vejo que na procuração há o serviço de cadastro de NIS para os escritórios, mas quando estou na empresa outorgante não aparece a opção cadastro de NIS, ou não estou sabendo fazer.

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
Denis do Nascimento

Denis do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 16:38

Boa tarde Tiago Raksa..

Obrigado pela informação me ajudou muito conseguir resolver o meu problema.


Ligar no fone 135 da APS, solicitar a opção 05, após isso explicar ao atendente que você deseja fazer a inclusão do número do CPF no sistema, devido ao E-Social, favor frisar bem esse nome, pois os atendentes são muito confusos lá.. Eles vão lhe passar para um outro setor específico desse tipo de inconsistência, o qual irá solicitar que você confirme diversos dados para concluir seu cadastro. Após confirmar os dados necessários, a correção é automática e você já estará com seu cadastro ok junto ao INSS. Tenho diversos casos assim e todos estão sendo resolvidos dessa maneira.

CARLA PATRICIA VIANA GALVAO

Carla Patricia Viana Galvao

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 13:56

Boa tarde!

Estou com uma dúvida sobre o certificado digital para qualificação cadastral em lote.
Coloquei o certificado do escritório e ele não apareceu na relação dos certificados para que seja feita a pesquisa da qualificação cadastral, alguém pode me ajudar como devo proceder?

THAMIRES TORRES

Thamires Torres

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 11:19

Bom dia,

Estou com o mesmo problema ao fazer a consulta de qualificação do E-social para alguns funcionários estão me trazendo a mensagem " O NÚMERO DE CPF INFORMADO É DIFERENTE DO EXISTENTE OU NÃO CONSTA NO CADASTRO DA CAIXA". Já solicitei que os colaboradores vá a CEF porém a mensagem continua.

Vi nos posts a orientação de fazermos o cadastro do NIS através do Conectividade Social, fiz o preenchimento dos dados e cliquei em "Confirmar Inclusão", aparece a mensagem que a data de admissão não esta correta para a operação (pois os funcionários foram admitidos a algum tempo já) e ao tentar clicar em "Confirmar Castrado Retroativo" não acontece nada.

Alguém fez e deu certo?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 14:39

Boa tarde Thamires,

Sabe que eu fiz as alterações na Conectividade Social ICP, mas não adiantou nada porque agora eu entrei para consultar e está tudo igual. Só um funcionário que eu tinha registrado com um sobrenome errado e fiz uma RDT, que foi corrigido essa mensagem do CPF.

Gente, eu liguei no 135 e fiz como nosso colega disse, opção 5, falei com um atendente e ele fez a inclusões que precisava. Dai, entrei novamente no eSocial e fiz novas consultas e todos estão com os dados corretos. Então, realmente funciona!

Boa sorte!

Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 15:04

Josiane boa tarde!

Funciona sim, porém, nem todos os atendentes fazem a inclusão. Já briguei várias vezes com atendentes, já abri ouvidoria e nada adiantou.

O problema é a má qualidade na prestação de serviço desses órgãos, eu ligo e consigo, depois de 5 minutos ligo novamente e não consigo mais.

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco
Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 15:28

Boa tarde Viviane,

No meu caso (onde fui feliz! rsrs) a moça que me atendeu fez todas as inclusões numa única ligação e como eu tinha feito o levantamento antes, de quem estava com esse erro, logo, resolvi nessa ligação. Mas eu imagino, que nem sempre é assim, como em todos os órgãos que precisamos de orientação.
Concordo com você!

PAULA CRISTINA DAL PONT

Paula Cristina Dal Pont

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 16:39

Colegas,

A qualificação cadastral dos empregados eu já conclui. Os avisos sobre o CPF eu resolvi ligando para o 135.

A minha duvida agora é:
Devemos fazer a qualificação cadastral também dos empregadores (contribuintes)?

Desde já agradeço.

Paula

FOCO, FORÇA, FÉ
JULIO CESAR

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 14:35

Boa tarde Tiago Raksa..

Obrigado pela informação me ajudou muito conseguir resolver o meu problema.

Somente Corrigindo.

Ligar no fone 135 da APS, solicitar a opção 03.

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