x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 10

acessos 3.463

Retenção de PIS, COFIN E CSLL Consórcios Públicos de Direito

Isabela Matos

Isabela Matos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 17:25

Boa tarde!
Comecei a trabalhar em um consórcio público de direito público, do tipo associação pública, e tenho dúvidas quanto a retenção na fonte de PIS, COFINS e CSLL.
Tudo que já li na legislação diz respeito somente a órgãos da administração pública federal (o que não é meu caso,pois sou municipal), ou não inclui associações públicas.
Alguém sabe algo a respeito ou tem alguma indicação de onde encontro algo sobre o assunto?

Grata.
Isabela

Isabela Matos

Isabela Matos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 11:10

Então Alex, olhando justamente essa página e fazendo outras pesquisas, eu encontro que a retenção na fonte tem que ser feita apenas por órgãos da administração direta e indireta da União. Não diz nada a respeito de órgãos da administração indireta de município. O que é o meu caso (administração indireta municipal).

Maycon William Dias

Maycon William Dias

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 09:50

Bom dia!

Estive procurando em alguns tópicos e quase todos estão trancados e assim gostaria de saber se alguém pode me ajudar pois e matéria de consocio publico e difícil encontrar material na net.

Sou contador de um consorcio privado que tramitou para publico este ano e não tenho muita experiencia com contabilidade publica mas estou encarando essa e assim sei que preciso prestar contas aos município e assim eu gostaria de saber se alguém pode me ajuda me fornecendo informações ou algum modelo ou planilha para eu usar como modelo para adaptar a minha realidade.

Desde já muito obrigado

MwD
Thiago Karol Ferreira Velho

Thiago Karol Ferreira Velho

Iniciante DIVISÃO 1, Controlador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 10:52

Maycon William Dias eu sou controlador interno em um consórcio de saúde da região das vertentes de minas gerais tem três anos e mesmo não sendo formado em contabilidade ainda (comecei a cursar contabilidade esse ano), tenho um pouco de experiência em consórcio público. Se quiser entrar em contato comigo pelo email @Oculto será um prazer trocar experiências e consequentemente aprendermos juntos, pois conforme você disse, nós que trabalhamos com consórcios públicos ainda estamos engatinhando, visto que as coisas ainda não estão bem definidas. Abraço.

Reinaldo César Felisbino de Castro

Reinaldo César Felisbino de Castro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 08:44

Olá Isabela Matos,

A respeito da sua duvida sobre consórcios públicos quanto a retenção na fonte de PIS, COFINS e CSLL ( retenção dos 4,65 % ) que encontra-se prevista na Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003, veja o que diz a Solução de Consulta nª 141 de 17/02/2017 COSIT da Receita Federal.

Não sei como anexá-la, ( O Everton da Rosa, meu mestre, talvez possa fazer isso por nós para enriquecer a fonte de consultas ) mas transcrevo o que diz o item 14 da mesma:

14. Em face do exposto, conclui-se que o consórcio público, constituído como associação pública, caracteriza pessoa jurídica integrante a administração indireta dos entes da Federação consorciados. Essa entidade não está sujeita à obrigação de efetuar as retenções previstas nos arts. 30 e 34 da Lei nº 10.833, de 2003, salvo se for firmado convênio com a União, nos termos da portaria SRF nº 1.454, de 2004. ( grifo e negrito meu )

Abs,

espero ter ajudado.

"A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles." (Albert Einstein)

Reinaldo César Felisbino de Castro
Espaço Contábil - Lagoa da Prata MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.