x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 17

acessos 888

GFIP de funcionário de Obra CEI afastado

Thais Castilho

Thais Castilho

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 17:06

Boa Tarde,

Tenho um cliente de um construtora. O funcionário de uma das obra CEI, está afastado por auxílio doença, recolhendo apenas o FGTS do mesmo. Está aparecendo ausência de GFIP na Receita Federal. É certo informar sem movimento? Como devo fazer?

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 17:21

Boa tarde Thais,

Mas é estranho aparecer ausência de gfip, uma vez que as gfip's foram transmitidas para gerar a GRF, só que sem remuneração para fins de INSS.

Eu sugiro verificar junto a RFB, pois fazer gfip sem movimento não é viável, considerando que a empresa esteve em atividade durante o período de recolheu fgts.

Thais Castilho

Thais Castilho

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 17:52

Também achei muito estranho, porém, na RFB eles não sabem informar, segundo eles, não têem acesso ao sistema SEFIP. Agora estou perdida.

E tem outro funcionário que tem movimento, foi recolhido FGTS e está aparecendo ausência de GFIP. Não sei o que fazer..

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 21:29

Uma saída seria retransmitir as gfip's e aguardar alguns dias para ver ser baixa na receita. Caso isso não der certo, o jeito seria juntar todas as gfip's e levar pessoalmente na receita para provar que foi transmitido, assim eles teriam que processar as informações manualmente, já que não baixou automático, pode ser que seja algum problema de sistema, pois não existe outro motivo, se existe desconheço.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 07:13

Bom dia.

Você verificou se esse funcionário estava mesmo alocado neste CEI na competência em que está em aberto??

Pode ter ocorrido de o CEI ter sido aberto antes, e somente após foi alocado pessoal nele, daí fica mesmo competência em aberto. Se for este o caso é só passar uma Gfip zerada no mês de competência da abertura, que tudo se resolve.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 08:50

Que estranho...

Desde a primeira competência, a de abertura sempre foi enviada Gfip?

Na RFB eles não tem nenhuma dica do que pode ser? E se você levar essas Gfips pra eles, no plantão eles não conseguem te dar um auxilio?

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Thais Castilho

Thais Castilho

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 09:09

Então, a CEI que o funcionário está afastado, recolhendo apenas o FGTS, também está aparecendo ausência de GFIP. Mas se está recolhendo o FGTS, quer dizer que a GFIP está sendo entregue, correto? Eu fui lá, levei as GFIP's e a funcionária não sabia me orientar quanto a isso, porque segundo ela, eles não têem acesso ao sistema da SEFIP.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 09:25

Pois é, estranho por que se tá recolhendo FGTS é por que está sendo enviada Gfip.

Verificasse a conta do funcionário, se está caindo depósito certinho nesses meses?

Bom, não tem muito o que dizer... Mas se fosse eu, tentaria reenviar essas Gfips, e esperaria mais uns dias pra ver se cai, caso contrario pegaria toda essa documentação e exigiria alguma posição da Receita, por que se está tudo passado, tudo certo, o problema é no sistema, ou deles, ou da própria CAIXA.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 10:13

Bom dia,

* Faz o cadastro da empresa manualmente;
* Aba movimento clicar em "novo";
* Coloque a competência desejada e assinale a opção "Ausencia do fato gerador (sem movimento);
* Marque a participação da empresa e execute.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 10:17

Thais, muito bom dia.

Existe, é como a Andréia disse, muito bem explicado o passo a passo dela.
Como é ZERADA, é só assinalar a opção SEM MOVIMENTO, não precisa por valor nenhum.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 10:42

Ah sim.

Dá também, mas dai teria que cadastrar a Empresa e os funcionários, um a um, da um trabalhão rsrs. E daí teria que preencher os valores certinho de cada funcionário, valor de remuneração, base INSS etc...
Tem nos campos Dados do Movimento.


Eu tbm li, sem movimento. Desculpa a falta de atenção kkk

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Thais Castilho

Thais Castilho

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 14:56

É porque como havia dito, está aparecendo a pendência. E eu queria informar novamente, porém, segundo a RFB, uma CEI subscreve a outra, se informadas separadamente. Procede essa informação?

Preciso urgente extinguir essa pendência porque a empresa precisa tirar uma certidão!

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 15:09

Mas estes CEi são tudo obra da mesma empresa?

Daí tens que arrumar um jeito de cadastrar os CEIS como obras no teu sistema, e vincular na empresa, pra ir tudo de uma vez só.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.