x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.023

Saldo credor de Caixa Lucro Real

Alan Carlos Monteiro

Alan Carlos Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 08:14

Bom dia pessoal,

Onde trabalho está acontecendo o seguinte fato, temos um cliente que até ano passado era no Simples Nacional, este ano está no Lucro Real, deste que era no Simples o caixa da empresa é negativo.
Bom é o seguinte, preciso elaborar uma carta sobre as penalidades da lei nesse caso dele ficar com o caixa negativo, é certo que em hipótese alguma independentemente da empresa ser no Simples ou Lucro Real o caixa pode ficar com saldo credor, más como no lucro real a fiscalização é mais frequente, tenho pouco conhecimento na interpretação da lei e por isso preciso da ajuda dos colegas, para fazer uma carta informando orientando e tirando um pouco a responsabilidade do contador. Valeu grato desde já.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 08:51

Bom dia Alan,

Não existe um modelo de declaração para este caso, uma vez que legalmente a empresa não pode operar com caixa negativo, até porque você não conseguirá fazer a contabilidade dela estando o caixa a credito.

Já li aqui mesmo em outro tópicos pessoas que fazem o sócio emprestando dinheiro para a empresa para corrigir o saldo do caixa, mas isto ao mesmo tempo é um indicativo de que a empresa não esta obtendo receita suficiente para manter suas atividades.

Caso queira fazer uma declaração, realize explicando que a empresa já foi orientada quanto a ausência de receita para manter suas atividades em operação, indicando que esta prática infringe as regras da contabilidade, entre outros motivos que lhe parecer certos. Mesmo assim, não sei se isto isenta o contador, mas pelo menos serve para mostrar que ele foi avisado, pois no final sempre sobra para nós contadores, com a frase "eu não sabia"..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.