x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.784

Contabilização filial no exterior

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 14:51

Caros colegas,
Um cliente abriu uma filial nos EUA e foi enviado 600mil reais, com os quais foram comprados imóveis lá. A matriz no Brasil tem 2 sócios, mas a filial lá consta apenas um sócio como detentor de 100% do capital. Gostaria como contabilizar isso. Considero como aumento de capital social (PL)? Ou considero como investimento no exterior (ANC)?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 16:52

Prezado,

O termo mais correto é subsidiária, pois legalmente não há como uma empresa abrir uma "filial" em outro país visto que nem os CNPJs serão iguais.

De qualquer maneira esta operação está um pouco estranha, pois para esta empresa ser uma subsidiária da empresa Brasileira o capital social aportado deveria ser da empresa e não do sócio.

Agora, se o capital aportado foi da empresa brasileira, mas a sociedade da empresa americana é composta por um sócio PF então tem erro aí.

Nem investimento nem capital social. Está mais para empréstimo à sócios.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.