x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 11.271

Nota fiscal de devolução para conserto

MOABE DOS SANTOS JUNIOR

Moabe dos Santos Junior

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 10:30

Bom dia a todos,
Minha duvida é a seguinte, enviei uma mercadoria para o RJ, com o CFOP 6101 Venda de produção do estabelecimento, no entanto o ao chegar lá o cliente verificou que algumas mercadorias estavam com defeito e agora vai ter que devolver algumas para conserto, no entanto esse cliente não tem inscrição estadual, nesse caso eu que teria que fazer a nota de devolução ? e qual nota seria correta pra acompanhar as mercadorias no seu retorno para o estabelecimento para conserto.

Danilo

Danilo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 10:39

Moabe,

Bom dia!

O seu cliente teria que fazer uma nota com o CFOP 5915 de remessa/devolução para conserto, com destinatário sendo sua empresa, mas como ele não tem, você pode inverter o CFOP para 1.915, sendo assim você emitindo uma nota de entrada, eua empresa como emitente, e a empresa que enviou o destinatário.

Claudete,

Você dará entrada com a NF própria utilizando o CFOP 1.915 e fará sua devolução com o CFOP 5.916 (retorno de mercadoria p/ conserto dentro do Estado)

Att,

Danilo.
Auxiliar de Escritório
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 11:46

Caros,
Bom dia!

Moabe, se a sua empresa, ainda assim presta serviço de assistência técnica, está apto a recebê-la em caráter de conserto. Em regra geral a operação de conserto e reparo não há incidência de impostos, tanto a remessa quanto o retorno (vide suspensão do ICMS conforme artigo 10º do RICMS/AL).

A contrário dito, se o vosso cliente apenas solicitou uma troca em garanta, torna-se adverso ao procedimento citado, entretanto deverá verificar as disposições contidas no anexo I (isenções) do RICMS/AL para o ICMS. Em ambos os casos não há caracterização de faturamento, exceto no retorno de conserto (caso haja), onde deverá ser emitida uma nota fiscal de prestação de serviço conforme o caso.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.