x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 664

Ajuda a calcular o icms

Fellipe Moura

Fellipe Moura

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 14:07

Bom dia Companheiros. Gostaria de uma ajuda de vocês, formei recentemente em contabilidade e a vida inteira trabalhei na parte de RH, e agora estou trabalhando em uma empresa, onde eu faço controle de impostos. Estou tendo dificuldades na apuração do ICMS e espero que alguém possa me ajudar.

A minha empresa ela e de MG e tem uma filial na Bahia. A gente compra mercadoria da Petrobras SE e é emitido a NF em nome da Filial (Bahia) no valor toral da nota de R$ 32.839,76. O produto tem redução de ICMS e a sua base de calculo vai para R$ 23.846,30 Alíquota de 12% valor do ICMS destacada do na NF de R$2.861,56.

Ai a gente emite uma NF da Filial (Bahia), para Goias no valor de R$45.780,00, o mesmo continua com a redução do ICMS e a base de calculo vai para R$33.245,59 Alíquota de 12% valor do ICMS destacado na NF e de R$3.989,11.

É feito o conhecimento de transporte da Petrobras SE para a empresa(Bahia) no valor de R$525,00 alíquota de 12% valor ICMS do CTE R$63,00
E também uma conhecimento da Empresa(BA) para o Cliente(GO) no valor de R$5425,00 alíquota de 12% valor ICMS do CTE R$651,00


Minha duvida e como e feito o calculo do ICMS? Qual e o ICMS que eu uso como credito? Qual como debito? E o Frete uso também para fazer o calculo?

Espero que alguém possa me ajudar. Desde ja agradeço

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 14:29

Fellipe Moura,

Quando é feito a NFE para BAHIA, é a titulo de venda ?

De forma bem sintética, você pode se creditar na venda do ICMS pago na compra e também do ICMS pago para transportar o produto que será destinado a revenda.

Fellipe Moura

Fellipe Moura

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 16:26

Adailson,

Os produtos são Ureia Agrícola e Reforce N

A ureia não é cobrado Pis e Cofins , ja o Reforce N e cobrado o PIS e Cofins
A empresa e Lucro Real.
O CFOP sao os seguintes Petrobras empresa CFOP 6101//empresa cliente CFOP 6104


Posso te mandar algumas notas por e-mail? Para que você possa me ajudar?
Meu e-mail é @Oculto
ATT

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.