x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 974

caged sefip aci

Ewerton Martins

Ewerton Martins

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 12:48

boa tarde. A contadora que fazia os serviços da empresa que trabalho não está mais trabalhando para a empresa por motivos de crise financeira na empresa. O que acontece é que recaiu sobre mim as informações de admissão e demissão de funcionários junto a CEF e outros, gerar guias de seguro desemprego etc. As guias de seguro eu já descobri como fazer, estou de posse do certificado digital da empresa.
Um amigo me disse por alto que terei que trabalhar com o caged, o aci e a sefip, só que nem sei por onde começar. Por favor peço ajuda.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 13:33

Boa tarde Ewerton Martins,

Existem obrigações mensais do Departamento Pessoal que devem ser entregues. O CAGED é uma declaração mensal para informar as admissões, demissões e transferências de funcionários e seu prazo normal é até o dia 7 do mês subsequente ao movimento. A GFIP/SEFIP é uma declaração com informações da previdência social, onde constam afastamentos, desligamentos e seus motivos e códigos, e o pró-labore dos sócios e onde a guia para recolhimento do FGTS dos funcionários é gerada. o ACI (Aplicativo do Caged Informatizado) é um programa que analisa o arquivo CAGED gerado por um sistema de folha de pagamento e o torna apto para a transmissão via internet.

Aqui no fórum existem vários tópicos nos quais você poderá pesquisar. E na internet também. Caso precise de alguma ajuda mais específica, nos informe ok.

Boa sorte!

Aline

Aline

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 13:54

Ewerton,

Pra começar você pode entrar no site da caixa e efetuar o download do programa da Sefip, lá tm tbm um manual ensinando a usa-lo.

A empresa possui um sistema de folha?

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.
Aline

Aline

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 10:13

Ewerton,

Então vc terá que entregar tudo manual, essas obrigações possuem site ou aplicativo especifico.

Caged.:
caged.maisemprego.mte.gov.br

E o Sefip

http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx

Se tiver duvidas de preenchimento, como a Josiane informou, há topicos especificos no fórum para te ajudar, e no site da caixa msm onde faz os downloads tbm há manual de instrução.

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.