x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 484

Documentos que precisam manter arquivados no escritório de c

Flávia

Flávia

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 14:19

Boa tarde, não achei nenhum fórum sobre isso e estou sem base em relação aos arquivos que precisam ser mantidos no escritório de contabilidade.
Meu pai trabalhava na empresa e ele tem o costume de guardar todos os papéis que os clientes enviavam pra ele. Eu estou começando a tomar frente do escritório e me vejo em uma bagunça sem fim. Queria saber o que de fato precisa ficar no escritório e o que eu posso devolver a empresa e ela mesma guardar os documentos. Tenho caixas que tem mais de 15 20 anos, documentos dos empregados(inúmeros não trabalham mais nas empresas), todo o movimento contábil de todos os anos, conectividade social, enfim, tudo que é possível de se imaginar tem aqui. E tem até documento de empresas que já fecharam ou que não são mais clientes, o que posso fazer em relação a isso ?

Desculpa tanta pergunta, mas estou começando agora e não tenho nenhuma ideia por onde começar.

Desde já agradeço !!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 14:41

Flávia

O escritório pode ficar com aquilo que usa com mais frequência, no caso esses documentos de DP depois de fechada a contabilidade e conforme o que solicitam nas rescisões ( 6 ultimas folhas, 12 ultimas folhas ) pode entregar as empresas, geralmente fica o último ano e o vigente no escritório....

O movimento de caixa e fiscal também acredito que siga essa mesma regra ...

Aos poucos você vai percebendo a sua necessidade e ajusta como ficar melhor....

Só lembre de seguir a regra de conservação de documentos, esses a empresa deve respeitar sempre, faça um protocolo de entrega dos documentos com data , quais você está entregando e com assinatura do empresário ou administrador responsável ....

Documentos como procurações recomendaria deixar guardado , assim como protocolos e demais correspondências enviadas a empresa ....


Os documentos das empresas que não são mais clientes ou que fecharam também podem ser entregues aos antigos ou novos donos como for o caso...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.