x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.285

Conta "banco" no Passivo

Emilio Mattos

Emilio Mattos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 16:37

Boa tarde, sou aluno da 3ª fase do curso de ciências contábeis e minha dúvida é a seguinte:

Quando a conta banco fica negativa, ela deve ficar no passivo, e ainda devo creditar uma conta de "empréstimos"? Mas fazendo o "empréstimo" o dinheiro não voltaria para conta banco? Acontece também que vi um balanço onde a conta banco estava no Ativo, porém com saldo negativo, a partir daí ela reduzia o ativo. Qual procedimento é correto?


Desculpem se já houve esse tipo de pergunta. Agradeço desde já.

Thamires Almeida

Thamires Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 17:09

Eu entendo que a partir do momento que o saldo fica credor a empresa passa a dever para o banco, ou seja, ela tem uma obrigação e não um direito, por isso faço apenas uma transferência para o passivo no último dia do mês ou na data de fechamento do Balancete, na conta Banco saldo credor e no início do outro mês faço a transferência de volta para o ativo e assim por diante enquanto o mês terminar credor.

EX:
D- Banco Itau (Ativo)
C- Banco saldo credor Itau (Passivo)

Espero ter ajudado.

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Prata DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 7 anos Quinta-Feira | 26 maio 2016 | 15:55

Boa Tarde

Você está certa Thamires Almeida até mesmo porque em algum momento esse saldo devedor pode ocasionar uma despesa de juros, e procedendo da forma como você enunciou fica comprovada a cobrança dos juros por parte da instituição bancária.

É isso.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.