x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 554

Recolhimento previdenciário

Magdiel Oliveira

Magdiel Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 15:00

Boa tarde!

Gostaria de saber como funciona a individualização da GFIP na conta previdenciária do trabalhador, estou com alguns funcionários que foram no INSS e consta em aberto alguns meses, gostaria de saber o que devo fazer para regularizar? Como a previdência receberá a informação de pagamento daqueles colaboradores específicos que estão em aberto?

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 12:50

Aconselho que compareça ao INSS e procure saber quais os meses que estão sem o devido recolhimento, verifique na sua Sefip correspondente a esses meses, caso não tenha sido efetivado o recolhimento, deverá ser feita uma Sefip específica para cada competência com os juros e multas. A receita federal faz o processamento das Sefip´s aos finais de semana.

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)
Magdiel Oliveira

Magdiel Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 12:56

Boa tarde Demetrius,

O que foi o seguinte, a primeira guia não foi paga, quando nos foi solicitado uma nova guia (FGTS e INSS) , o departamento gerou uma nova GEFIP somente com os tomares que iriam pagar e deixaram de fora outros tomadores. Estes tomadores deixados de fora nesta segunda guia que estão reclamando do INSS.

Demetrius da Silva Velho

Demetrius da Silva Velho

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 14:20

Boa tarde, Magdiel Oliveira.

Não sei se entendi direito. Segue minha resposta.


A forma correta de gerar à GFIP/SEFIP é informar todos os tomadores que constam e deveriam constar na competência, independente se for pagar todo o valor INSS ou não, pois, informando todos os tomadores a GFIP/SEFIP fica correta e somente terá que recolher à(s) guia(s) de GPS quando puder pagá-la(s).
Sempre que se gera uma GFIP/SEFIP complementar incluindo novos tomadores e/ou empregados que não estavam na GFIP/SEFIP enviada anteriormente, nesta GFIP/SEFIP complementar, todas informações anteriores tem que ser mantidas e reenviadas na modalidade 9 e as novas informações na modalidade 0 se tiver FGTS a recolher e modalidade 1 para novas informações para previdência social. Pelo fato se a GFIP/SEFIP estiver sendo enviada pelo cód. 115 à ultima GFIP/SEFIP enviada sobrepõe a anterior, portanto, se estiver enviando à GFIP/SEFIP sem as informações anteriores, as informações anteriores não existirão mais.

Se o código da GFIP/SEFIP foi enviada pelo 150 ou 155, tome cuidado pois estas informações vão acumulando, neste caso, não sobrepõem.


Espero que tenha ajudado.


Se persistir a dúvida, estou a disposição para esclarecê-las.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.