x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 5.323

Estaria a profissão contábil proxima de ser substituida ou a

Ricardo Brasil

Ricardo Brasil

Iniciante DIVISÃO 3
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 19:50

Olá a todos, vou iniciar o 1 período de Ciências Contábeis, mas recebi notícias que me deixou desestimulado e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês. É verdade que o aplicativos das empresas Automated Insights e Narrative Science(em que um robô transforma número em um texto acessível, fazendo notícias e relatórios, sem a necessidade de jornalistas, contadores ou economistas) substituem completamente o contador inclusive na análise de demonstrações contábeis? É verdade também o que li em outro artigo que no máximo em 30 anos toda a contabilidade será automatizada, não necessitando mais de contadores? Desde já, obrigado! Se errei a sala me desculpem sou novo no fórum!
Informações sobre a situação:
As informações que obtive foi do site Infomoney, em seu artigo:

Conheça as profissões com 99% de chances de serem substituídas por robôs -
Veja mais em, link: Conheça as profissões com 99% de chances de serem substituídas por robôs
No qual os pesquisadores, afirmam que há 99% de chance de o Contador não existir no futuro.

Já a notícia do programa que escreve, cria relatório e faz análise, substituindo o jornalista, economista e o contador, encontrei no site da empresa Narrative Science, tal aplicativo já está sendo usado inclusive pela Forbes, o link é: Narrative Science, e também encontrei no site:"Jornalista Robô Encontra Novo Emprego em Wall Street", dentre outras referências. Será que devo mudar de curso? Desde já, obrigado!

Miqueias Calebe Donde

Miqueias Calebe Donde

Ouro DIVISÃO 3, Consultor(a) Serviços
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 20:07

Boa noite Ricardo,

Realmente existe a possibilidade de que uma parte do trabalho do contador ser substituída por robôs.

Atualmente os sistemas de informatica tem evoluído e incorporado a contabilidade em seu escopo. O que há de acontecer, é que a profissão contábil irá se atualizar com o tempo.

Se analisarmos que a 25 anos atrás, a contabilidade trabalhava com maquina de escrever e um calhamaço de papel na mesa, é fácil entender que eram necessários muitos profissionais para fazer coisas simples.

Atualmente, temos sistemas que facilitam em muito o trabalho do contador, permitindo que o mesmo tenha tempo para fazer aquilo que realmente interessa, que é analisar, dar suporte e prestar informações para seus clientes.

O contador, será sempre uma figura indispensável para as empresas. Os sistemas podem automatizar processos, porém a tomada de decisão é ainda é muito subjetiva em alguns momentos. Além disso, sempre será necessário que alguém interprete as informações e relatórios.

Particularmente, recomendo muito o curso de Ciências Contábeis. ..pode ter certeza de que é um ótimo investimento para a sua vida...

Ricardo Brasil

Ricardo Brasil

Iniciante DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 15:29

Muito obrigado! Mas Miqueias o que você acha dos programas da Automated Insights e Narrative Science. Eles substituem o contador na Análise de demonstrações contábeis? Desde já, obrigado!

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 17:44

Caros,
concordo plenamente com os comentários do Miqueias.

Sim existe um processo de evolução do qual não conseguimos saber como estaremos daqui a 10 ou 15 anos. Quanto mais como diz na reportagem em 30 anos.

Ocorre que essa evolução vai pegar muitas profissões não somente a Contabilidade.

Portanto não sabemos como estará o mundo daqui a 30 anos, o certo é que tudo estará diferente.

De todo o modo recomento a profissão contábil, pois esta também evoluiu muito nos últimos anos, certamente deverá evoluir ainda mais pra se manter por quanto tempo for possível.

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
Gledson Luiz Gossler

Gledson Luiz Gossler

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 11:46

Bom dia, concordo o Cleberson Silverio da Silva.
Não somente na área contábil, mas em toda e qualquer área profissional, está havendo uma grande modernização.
Em todo setor, onde antes se usava 30 pessoas para mão de obra, hoje se usa 5, por exemplo.
Isso se nota até mesmo na construção civil.

Por outro lado, os bons vão ficar, os interessados em aprender cada vez mais, terão seu espaço garantido na posteridade.
Também aconselho você a fazer contábeis, é um ótimo curso, e vai te abrir um leque de possibilidades.
Abraço!

Gledson Luiz.

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 15:47

Gledson Luiz Gossler e Cleberson Silverio da Silva,

Concordo com vocês. Hoje para se manter no mercado com tanta tecnologia devemos ser cada vez mais atualizados, sempre buscar se inovar profissionalmente.

Att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 08:58

A contabilidade não vai acabar pode ficar sossegado.Vai sofrer alterações na forma de trabalho, isso é fato, por isso a necessidade de atualização constante é imperativa.
Continua sendo um bom curso a se fazer.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Andre Coelho

Andre Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 21:18

Boa noite a todos,

Como Analista de Sistemas e estudante do Curso de Ciências Contábeis, concordo com as opiniões no que dizem respeito, que algumas atividades com o tempo serão automatizadas, mas entendo que esta profissão não será substituída por robôs, devido as necessidades de analises e interpretações que devem ser realizadas por pessoas capacitadas. Concordo também que essas automatizações cada vez mais vão ajudar nessas analises.

Att,

André Coelho

GABRIEL SACCHI

Gabriel Sacchi

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 18:55

Prezados, boa noite!

Em análise ao texto apresentado, venho salientar que a possibilidade da profissão ser extinguida é mínima e claro, uma opinião de um mero acadêmico.
Se analisarmos hoje, com todas essas evoluções podemos notar que os ERPs são muito falhos quanto à gestão e informatização da área contábil/fiscal.
Valendo lembrar também do risco que temos hoje com o Fisco de entregarmos declarações incorretas, inexatas, faltando informações, etc, na hipótese de sermos autuados pelo mesmo.

Fora que, quando uma organização é fiscalizada pelo governo e posteriormente, pensando claro na hipótese de ser autuada, dá-se o direito também da organização recorrer ao que fora imposto, que sem a ajuda de um profissional da área para adentrar afundo no assunto não é possível.

Também temos que analisar que não é qualquer um formado em uma faculdade de administração, economia, coisas afins, e até mesmo um empresário iletrado na área, seria tão pronto e apto para manter atualizado seu ERP dos decretos, leis, instruções normativas, portarias, e afins, com um entendimento sólido e convicto sobre tal fato abordado.
Todos sabemos o trabalho que dá para nos mantermos atualizados e nos empenharmos sempre em aplicar às empresas.

Eu como aluno e futuro contador, não vejo confiança alguma na tecnologia sem o ser humano por trás dela na área contábil/fiscal para a gestão de uma entidade.

Vale lembrar que não sou contra a tecnologia na área, porém, ela pode nos ajudar mas nunca nos substituir.

Obrigado...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.