x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 7.271

Mei ou autônomo, qual a melhor opção?

Daniel Antonio Fagundes

Daniel Antonio Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 08:28

Bom dia pessoal,

Eu e minha esposa estamos com uma duvida, a algum tempo ela vem trabalhando como costureira autônoma e dessa forma não está contribuindo com o INSS. Estamos querendo uma opinião de qual forma seria melhor para legalizarmos o negócio dela para contribuir com o INSS.

Por isso lhes pergunto qual a opinião de vocês! Qual a melhor opção ela se inscrever como autônoma no INSS ou abrirmos uma empresa como micro empreendedor individual (MEI) ?

Quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Desde já agradeço.

Daniel Antonio Fagundes | Analista Fiscal
www.selbetti.com.br - A maior integradora de outsourcing de TI
Entre em nosso site e conheça a nossa nova plataforma Satelitti
Selbetti - #rumoaoespaço
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 09:38

Bom dia!

A questão é: qual o tipo e o valor de aposentadoria que ela pretende receber no futuro.

O MEI só pode se aposentar por idade e recebendo um salário mínimo. Contribui com 5% sobre R$ 880,00 (2016).

Se ela pretende se aposentar por tempo de contribuição ou receber um benefício maior, então terá de se inscrever como autônoma. Contribui com 20% sobre o valor da sua renda.

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 09:45

Marcio, bom dia,

Aproveitando tópico para tirar uma dúvida de MEI e Autônomo.

No caso do MEI ele se aposenta por idade e com salario minimo, porém se ele recolher INSS por fora também ajuda para aumentar o valor que ira receber de aposentadoria?

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 09:46

Bom dia.

Muito bem colocada a opinião do Marcio.
Como tudo no Brasil, tudo depende de quanto você esta disposto a pagar.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Daniel Antonio Fagundes

Daniel Antonio Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 10:55

Pois é Marcio,

Também pensei nisso. A questão é que falta muito para ela chegar aos 60 anos pois ela está com 28, não sei se estou pensando certo mais acho que 20% em cima da renda hoje é muito para quem tem muito tempo para contribuir ainda.

Me corrijam se eu estiver errado pois não entendo muito desse assunto.

Pois imaginamos que a renda gire em torno de R$ 2.000,00 x 20% = R$ 400,00 é bem alto para o momento.

Penso que se for para pagar isso para um dia se aposentar prefiro pagar o mínimo e uma parte do restante investir em previdência privada.

E referente a pergunta da Jaqueline podemos ter um MEI e também fazer o recolhimento como autônomo?

Obrigado a todos.

Daniel Antonio Fagundes | Analista Fiscal
www.selbetti.com.br - A maior integradora de outsourcing de TI
Entre em nosso site e conheça a nossa nova plataforma Satelitti
Selbetti - #rumoaoespaço
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 10:57

Jaqueline Francine, bom dia.

Essa atividade como autônomo teria de ser diferente da atividade como MEI, e estaria sujeita à comprovação perante à Previdência. Ele teria de contribuir com 20% sobre ela, e pagar 15% para complementar a contribuição como MEI.

Exemplo: R$ 176,00 - contribuição como autônomo; R$ 44,00 - contribuição como MEI; R$ 132,00 - complementação do MEI = R$ 352,00.
Nesse caso, o salário-de-contribuição para fins de aposentadoria ficaria em R$ 1.760,00 (2 Salários Mínimos), inclusive a aposentadoria por tempo de contribuição.


Lourival Dorow,

E no caso de aposentadoria, também depende das mudanças nas regras estabelecidas pelos governos. Agora mesmo, estão falando em "idade mínima" ...

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 11:08

Entendi Marcio,

Obrigada pela explicação.

Att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.