x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.362

"Lincagem" de CFOPs e CSOSN

William de Jesus

William de Jesus

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Automação
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 10:58

Bom dia a todos!

Sou novo nesse ramo e queria tirar uma dúvida para automatizar alguns processos no sistema que utilizo

Com a vinda do S@t e da NFC-e, nossa empresa teve de se adequar a algumas normas da SEFAZ. Porém, o que está "pegando" é em relação ao CFOP e qual CSOSN podem ser utilizados.

Por exemplo: digamos que um produto ICMS tem CFOP 5102 - venda de mercadoria de terceiros. Para Simples Nacional, temos os CSOSNs 102, 300, 500 e 900; e para Tributação Normal já muda para 00, 20, 40, 41, 60 e 90. Qual CSOSNs se encaixam para o CFOP 5102? Existe um padrão? EU queria saber para cada CFOP ou para cada CSONS, porém procurei em vários lugares e não achei uma que dissesse "o padrão é esse:...".

Poderiam me ajudar com essa questão?

William de Jesus

William de Jesus

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Automação
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 11:47

Ola Adailson Silva , obrigado pelo retorno!

Na verdade minha empresa desenvolve software para restaurantes, automação comercial. Os nossos clientes precisam informar em nosso sistema os dados para o imposto dos produtos, como NCM, aliquota, CFOP, etc.

No caso mais específico, para S@T e NFC-e, nosso sistema possibilita criar um imposto informando esses dados, seja nosso clientes do Simples ou do Normal.

Para facilitaresse trabalho tão arduo de cadastrar imposto no sistema, estou desenvolvendo uma planilha para automatizar o processo. A ideia é fazer uma lincagem propriamente dita, para evitar erros de contabilidades. Por exemplo: O imposto de um produto é para Simples, do tipo de CSOSN 102, origem 0. Qual CFOPs se encaixam a esse imposto? é mais ou menos isso que estou tentando fazer

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 12:31

William de Jesus,

Então, o CSOSN varia de acordo com o destino,

CFOP 5.102 com destino a outra empresa RPA (Não simples) o CSOSN seria 101, concedendo crédito do ICMS.

Se uma empresa recebe do simples nacional mercadorias com CFOP 5.102, Ela da entrada no seu sistema com o CSOSN/CST 101, para apropriar o crédito.

Mas nem toda mercadoria de entrada que for 101 pode ser alvo de crédito, porque vai que a mercadoria é para uso e consumo.

e também muitas empresas do simples emitem nota fiscal com o CSOSN errado, geralmente 25% emitem com csosn errado.

Vale lembrar que empresas M.E.I usam CSOSN também, e mei não tranfere crédito.


101-101
102-900
103-900
201-201
202-500
203-900

quando você adquire mercadoria, você não transforma o CSOSN em CST.

caso resolve vender, ai você decide como será o CST, caso sua empresa não seja simples, nesse caso você amarra o CST ao CFOP.

Entrou como 101, mas no estado recebe tributação normal, ai o CST seria 000 mesmo.
Entrou com 500, venda no estado, o CST seria 060.

José

José

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 17:30

Bom dia;

Uma empresa do Simples Nacional que usa o NFC-e e está cadastrando os produtos para revenda ao consumidor final, tanto os de substituição tributária quanto os normais, qual a CSOSN NFCe deve ser posto? codigo 102 para os produtos normais e 500 para os produtos que tem substituição tributária? ou todos tem que ser codigo 102 já que é para consumidor final? E na parte de PIS/COFINS e IPI, os codigos são 99 e todos os valores zerado? No caso dos produtos que tem Substituição tributária tem que colocar o CEST?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.